Críticas | Uma Ideia de Você

“Uma Ideia de Você” estreia em 2 de maio no catálogo do Prime Video.

Críticas Uma Ideia de Você
Nicholas Galitzine e Anne Hathaway protagonizam o filme. (Foto: Reprodução)

Vire e mexe acontecem os questionamentos sobre livros e o consumo de obras que, para muitos, não acrescentam em nada na vida de uma pessoa. Geralmente está voltando para o consumo do público feminino e histórias inspiradas emfanfics ou em sites conhecidos por apresentarem esse mundo.

Entretanto, o que muita gente não leva em consideração (além do elitismo e arrogância que brandam sobre suas escolhas de leitura) é que, para muitos, o hábito de leitura é algo a ser prazeroso com histórias leves, cujo final é previsível. E esse sentimento pode ser transferido para o audiovisual, com filmes de romance sendo descreditados pelo principal público que atinge, minimizando o que o público busca: contentamento, algo possível de ler, ouvir, assistir sem a pressão de ser algo extremamente denso.

Inspirado em livro escrito por Robinne Lee, Uma Ideia de Você segue a história de Solène Marchand (Anne Hathaway), uma mulher de 40 anos que acompanha a filha de 16 anos no Coachella e, acidentalmente, acaba encontrando Hayes Campbell (Nicholas Galitzine), membro de umaboyband de 24 anos. Surpreendentemente, eles acabam se apaixonando e embarcam em um romance.

É importante notar algumas diferenças importantes entre o filme dirigido por Michael Showalter e o livro escrito por Lee. O fato da mudança da idade de Hayes facilita mergulhar nesse romance que mostra alguns padrões duplos sociais e misóginos, com Solène conversando abertamente sobre estar divorciada, a maternidade jovem e estar comemorando 40 anos.

Advertisements

A química entre Galitzine e Hathaway é palpável em cena, seja em cenas que mostram a conexão física ou emocional que possuem. Showalter também possui uma linguagem única para navegar pelo relacionamento, com destaque para os momentos finais e uma brincadeira com algo introduzido no início dos 116 minutos de filme.

Além das músicas para a banda fictícia August Moon (com unshitspop que celebram a boyband), a trilha sonora traz canções que fazem parte das minhas playlists pessoais (começando com “Lights On” de Maggie Rogers). Como um personagem a parte, as músicas também são necessárias para mostrar como Hayes e outros membros da banda, mesmo que babacas, são considerados chacotas dentro da indústria, destacando apenas como, por ser voltado para o público feminino, são escanteados como artistas sérios (e isso pode ser aplicado paragirlbands e, atualmente, por exemplo, ao cenário dok-pop).

Assim, Uma Ideia de Você mostra que não importa se a história começou comofanfic ou uma leitura clássica. O importante é ter uma narrativa envolvente, roteiro afiado e que conquiste o público pelo que está disposto a apresentar. O filme é uma explosão de romance, de falar sobre a maturidade da mulher e a fama explosiva, com pessoas intrometidas e atacando a privacidade alheia.

Uma Ideia de Você estreia em 2 de maio no catálogo do Prime Video.

Nota:
  • Ana Guedes

    Adoradora de spoilers e informações desnecessárias.

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading