Listas | Conheça obras inspiradas em fanfiction ou Wattpad

Seja em livros, séries ou pessoas reais, fanfictions é, muitas vezes, o primeiro passo para autores novatos explorarem suas imaginações.

Fanfic Lista
Foto: Reprodução

O termo fanfiction possui diferentes conotações e depende apenas sobre o quê se refere.

No mundo audiovisual e literário, o termo se tornou, muitas vezes, pejorativo para menosprezar projetos, se esquecendo que são o primeiro passo para algumas pessoas dentro desses universos.

Neste século, sites como Wattpad, Fanfiction e o Archieve Of Our Own se tornaram símbolo dessas histórias, com fãs mergulhando em narrativas próprias sobre personagens e pessoas que admiram. É verdade que algumas dessas histórias são questionáveis, e nem sempre são bem escritas. Porém, alguns desses projetos deixam as telas e conseguem transicionar para páginas (e, consequentemente, para o cinema ou TV). Além disso, há plataformas (como o próprio Wattpad) que permite que histórias originais sejam postadas e apreciadas e, assim, também fazerem essa transição para milhares de fãs.

Quem tal conhecer mais sobre o que é fanfic e, também,

Como começou?

Engana-se quem pensa quem histórias escritas por fãs (as fanfics) fazem parte apenas da sociedade contemporânea.

Antes da existência do copyright, autores copiava personagens – e até mesmo enredos – em histórias inspiradas em outras peças. Um exemplo é o fato de Alonso Fernández de Avellaneda, que escreveu sequência de Dom Quixote antes mesmo de Miguel Cervantes terminar de escrever o novo livro sobre o cavaleiro andante.

A Fanfic moderna

A fanfic que conhecemos hoje começou na década de 1960, com o fandom de Jornada nas Estrelas (foto).

Fãs da série começaram a publicar fanzines, que eram vendidas para outros entusiastas da série e em convenções de ficção científica por um valor pequeno para a publicação continuar.

Mulheres dominavam o número de histórias escritas. Em 1973, elas eram responsáveis por 90% das histórias.

Uma tendência similar começou no Japão em 1960, com mangás e romances foram publicados de forma independente (os dôjinshi), inspirados em franquias já existentes de mangás, animes e videogame. Na época, as publicações serviam como a estreia profissional.

Conheça alguns desses projetos

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading