Críticas | Transformers: O Início
“Transformers: O Início” estreia em 26 de setembro nos cinemas brasileiros.
Algumas pessoas talvez não saibam, mas a franquia Transformers começou como linha de brinquedos na década de 1980, logo ganhou versões nos quadrinhos e como série animada. Então, era o momento de explorar parcialmente as raízes no audiovisual e, ao mesmo tempo, mostrar o início de um embate.
Ambientada no planeta Cybertron, Transformers: O Início é centrado em Orion Pax e D-16, dois mineradores do planeta que partem em uma aventura que transformará sua amizade – e que os transformam nos arqui-inimigos Optimus Prime e Megatron. Além dos doisbots, somos apresentados à Elita One e Bumblebee em seus primeiros momentos dentro de Cybertron, e outros autobots que são destaque dentro da franquia.
A construção da história parte muito das ações e sentimentos de Orion Pax e D-16, incluindo a fragilidade dessa amizade. Conforme as tensões crescem, percebemos onde eles se enxergam nessa cadeia de eventos, controlando o foco narrativo para perceber onde acontecerá a virada que os transforma em arqui-inimigos.
Além disso, somos reapresentados a outros personagens da franquia completa, sem ter ligações com o que conhecemos dos sete filmes live-action,cujos arcos são inseridos para fazer estabelecer novos inícios para outro gênero. Durante os poucos mais de 100 minutos, o longa-metragem traz gráficos que contemplam a sua narrativa, e como estamos assistindo o desenvolvimento desses personagens em tela.
O estilo proposto para Cybertron é rico, cheio de detalhes que incluem na movimentação proposta por Josh Cooley, o diretor, em seusframes. É uma maneira de lembrar sobre a série animada, o que a memória afetiva do projeto exala.
No fim,Transformers: O Início é um novo capítulo para a franquia que não deseja deixar de lado o que conhecemos com os live-actions (e que continuam a ter projetos em desenvolvimento). Uma nova maneira de contar a história, o longa-metragem animado se deixa explorar momentos que explicam muito mais da riquíssima narrativa da linha de brinquedos, quadrinhos e série animada, sabendo quais os destaques para ganhar essa nova visão para um público que está conhecendo agora a franquia.
Transformers: O Início estreia em 26 de setembro nos cinemas brasileiros.