Listas | Livros LGBTQIA+
Muito além de “Heartstopper”, “Carol” e “Me Chame pelo seu nome”, conheça livros de romance LGBTQIA+.
Junho celebra o mês do orgulho LGBTQIA+, em reconhecimento à Rebelião de Stonewall, em 1969.
De Heartstopper (cuja terceira temporada estreia em outubro pela Netflix), dos filmes Carol (2015), O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Vermelho, Branco e Sangue Azul (2022), passando pela série Gentleman Jack e o vencedor do Oscar Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016) e o aguardado Exciting Times (que chegará em breve pelo Prime Video), os projetos mostram a importância de narrativas centradas na comunidade em suas mais variadas formas.
Nesta lista, confira livros de romance que exploram a comunidade LGBTQIA+.
A Shore Thing – Joanna Lowell
Lançado em 18 de junho deste ano nos EUA, o livro é o primeiro de Lowell com protagonismo queer.
Ambientado na era Vitoriana, a obra segue a história de Kit Griffith, que está forjando uma nova vida da Cornualha, escolhendo a liberdade em vez de uma identidade que não reconhecia. Ele sabia que, ao deixar sua Irmandade de artistas mulheres, poderia significar esquecer sua comunidade artística para sempre, mas não esperava perder suas habilidades de pintura. Porém, Kit começa a vender bicicletas para os veraneios e encontra a jovem Muriel Pendrake, que chega ao literal em busca das ilustrações de Kit sobre algas-marinhas britânicas.
Apesar de relutante, aceita a oferta da jovem nova-iorquina e pede sua ajuda para provar ao clube de ciclismo de homens que mulheres também podem pedalar.
Outras histórias de época com protagonismo trans e queer:
- A Lady for a Duke por Alexis Hall
- Something Spectacular por Alexis Hall
Guia de Mecânica Celeste para Damas – Olivia Waite
O livro chegou em 2021 as livrarias brasileiras e é o primeiro de uma série de três livros.
Acompanhamos a jornada de Lucy Muchelney que, após assistir ao casamento da ex-amante, recebe a oportunidade de traduzir um artigo francês sobre astronomia para a condessa de Moth.
Recentemente viúva, Catherine St. Say deseja concluir o legado científico do marido. Porém, fica intrigada quando a jovem Lucy chega à sua porta – que colocará o que acreditava sobre si mesma à prova.
Outros livros escrito da série:
- Guia de Cuidados de Abelhas Rainhas
- The Hellion’s Waltz
Livros sáficos de época:
- Don’t Want You Like a Best Friend, por Emma R. Alban
- A Bluestocking’s Guide to Decadence por Jess Everle
- A Restless Truth por Freya Marske
Os Princípios Peculiares de Kit Webb – Cat Sebastian
Cat Sebastian é uma das autoras de romances de época mais prolífica. O livro chegou em maio deste ano no Brasil, pela editora Harlequin.
O livro acompanha Kit Webb, que ganhou notoriedade nas ruas de Londres como um dos maiores ladrões da cidade, porém hoje é um cidadão exemplar e dono de um café. Mas, o que ninguém lhe avisou, é o quão entendiante pode ser viver dentro da lei.
Lorde Holland era o único herdeiro do duque de Clare até voltar para a Inglaterra e descobrir uma série de fatos chocantes. Para ajudar a madrasta a se livrar de um chantagista, Holland pede ajuda do antigo ladrão para roubar um precioso livro do pai.
Outro livro da série:
- The Perfect Crime of Marion Haye
Livros aqueleanos de época:
- You’re the Problem, It’s You, por Emma R. Alban
- The Gentleman’s Book of Vices por Jess Everlee
- A Rulebook for Restless Rogue por Jess Everlee
- A Marvelous Light por Freya Marske
- A Power Unbound por Freya Marske
Um Milhão de Finais Felizes – Vitor Martins
Finalista do Prêmio Jabuti, Vitor Martin já é um dos nomes nacionais mais importantes dentro da literatura atual.
Neste livro, acompanhamos Jonas, jovem que precisa dar conta de seus turnos no trabalho e lidar com o conservadorismo dos pais. Ao conhecer Arthur, ele passa a questiona por quanto tempo conseguirá viver sob as expectativas de seus pais, fingindo ser uma pessoa diferente de quem é de verdade.
Outros trabalhos de Vitor Martins:
- Quinze Dias
- Se A Casa 8 Falasse
- Escrito em Algum Lugar
A Namorada do meu Primo – Bia Crespo
Publicado neste ano, A Namorado do Meu Primo é o segundo livro escrito por Bia Crespo, autora de “Eu, Minha Crush e Minha Irmã” e roteirista da série Rensga Hits! e do filme 10 Horas para o Natal.
Na obra, seguimos Eliza que, há 365 dias, pensa em como irá se vingar do primo que a tirou do armário para toda a família.
Retornando para o sítio que a família passa as festas de fim de ano, o plano perfeito se forma ao conhecer a nova namorada do primo, Lua. O que começa como um jogo de sedução, começa a sair do controle quando Eliza começa a se apaixonar pela garota, e Lua começa a compreender a própria sexualidade.
Também escrito por brasileiras:
- Romance Real por Clara Alves
- Um Traço até Você por Olívia Pilar
- Uma Pitada de Sorte por G.B. Baldassari
Love & Other Disaster – Anita Kelly
O livro chegou em 2022 nas livrarias norte-americanas, e é o primeiro de três obras queer ambientadas em Nashville.
Recém-divorciada e perto da falência, Dahlia precisa se reinventar ao entrar em um reality de competição culinário. Apesar de estar focada no prêmio, Dahlia acaba encontrando London, que se identifica como pessoa não-binária e que acaba anunciando seus pronomes em rede nacional – e não tem tempo de flertar com a mulher que está na bancada à sua frente.
Apesar disso, Dahlia e London se aproximam e o reality culinário é apenas cenário para o amor entre Dahlia e London.
- Something Wild and Wonderful
- How You Get the Girl
- Our Favorite Songs
- Whatever is Your Heart
Gwen & Art Não Estão Apaixonados – Lex Croucher
O livro de Lex Croucher acompanha a história de Arthur Delacey, descendente do Rei Arthur e futuro lorde com fama de devasso. Prometido à Gwendoline, a princesa da Ingleterra, Arthur é forçado a passar o verão em Camelot para se aproximar da garota. Porém, logo é flagrado pela princesa em situação comprometedora com um rapaz.
Porém, nem tudo está perdido ao chantageá-la em troca de silêncio quando encontra o antigo diário de Gwen em que está confessando uma paixão pela única cavaleira mulher do reino. Assim, acabam formando uma aliança, só não esperavam que a princesa se entregasse mais à paixão pela cavaleira, e Arthur acabasse se interessando pelo príncipe real.
Outros romances entre homens:
- Afterglow – Garotos Brilhantes por Phil Stamper
- O Espaço Entre Nós por Phil Stamper
- The Secret Lives of Country Gentleman por K.J. Charles
- A Nobleman’s Guide to Seducing a Scoundrel por K.J. Charles
Delilah Green Não Está Nem Aí – Ashley Herring Blake
Primeiro livro da série Bright Falls, a obra de Ashley Herring Blake traz a jovem Delilah Green de volta para a cidade onde cresceu para fotografar o casamento da sua irmã postiça. Só não esperava encontrar Claire Sutherland, uma das insuportáveis – e lindas – amigas da irmã.
Criando praticamente sozinha a filha de 11 anos, e gerenciando uma livraria, Claire só quer uma vida sem surpresas. A chegada de Delilah perturba sua vida e, em meio a todas as questões mal resolvidas do passado e problemas do presente, o desejo entre elas se torna mais evidente.
Também escrito pela autora:
- Astrid Parker Nunca Falha
- Iris Kelly Não Namora
Girls Like Girls – Hayley Kiyoko
Baseado no videoclipe homônimo da cantora Hayley Kiyoko, a obra é centrada na jovem Coley que, após a morte da mãe, é forçada a morar no interior do estado do Oregon com o pai que abandonou a família.
Ao conhecer Sonya, a amizade improvável dá espaço para sentimentos profundos que farão as jovens confrontarem medos e inseguranças.
Romances sáficos contemporâenos:
- Eu Beijei Shara Wheeler por Casey McQuiston
- Se Ela Fosse Minha por Alison Cochru
- Algumas Garotas são Assim por Jennifer Dungan
Orgulho e Preconceito e Nós Duas – Rachael Lippincott
Escrito pela mesma autora de “A Cinco Passos de Você” e “Ela Fica com a Garota”, Orgulho e Preconceito e Nós Duas é focado em Audrey Cameron que, após levar um fora e ser jogada na lista de espera da faculdade dos sonhos, se vê perdida e sem inspiração. Quando o cliente rabugento da mercearia da família diz que pode ajudá-la a viver novas experiências e se inspirar novamente, Audrey não esperava que fosse transportada para 1812, na Regência Britânica.
Lá, conhece Lucy Sinclair, jovem que promete ajudar a levá-la para o futuro novamente. Mas uma faísca surge onde menos esperam, e descobrem que não precisam se esforçar para se apaixonarem uma pela outra.
Outros livros que você pode gostar:
- Procura-se Um Namorado por Alexis Hall
- Esse é Pra Casar por Alexis Hall
- A Estratégia do Charme por Alison Cochrun
Descubra mais sobre Entre Séries
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.