Entre Fatos | A história por trás de ‘Transatlântico’ da Netflix

“Transatlântico” estreia em 7 de abril no catálogo da plataforma de streaming.

Transatlântico Netflix Entre Fatos
Gillian Jacobs é uma das protagonistas da minissérie. (Foto: Divulgação)

Inspirada no livro The Flight Portfolio, escrito pela romancistas Julie Orringer, a Netflix estreia no próximo 7 de abril a série limitada Transatlântico, produção criada por Anna Winger e Daniel Hendler sobre o Comitê de Resgate Emergencial, organização criada durante a Segunda Guerra Mundial. Com Gillian Jacobs (Community; Love), Cory Michael Smith (Gotham) e Luke Thompson (Bridgerton) no elenco, o seriado promete mergulhar na história de um dos momentos mais importantes da humanidade.

Em maio de 1940, a Alemanha invadiu a França, com os intelectuais que não compactuavam com o regime nazista, em especial os judeus, eram perseguidos. Na periferia de Marselha, um grupo internacional de jovens heróis ocupa um casarão para ajudar mais de dois mil refugiados – e abre espaço para colaborações inesperadas e relações amorosas intensas.

No centro da história estão Varian Fry (1907-1967), jornalista estadunidense, Mary Jayne Gold (1909-1997), herdeira também dos Estados Unidos, e o economista Albert Hirschman (1915-2012). Entre os atos realizados, o trio conseguiu evacuar alguns artistas através da fronteira com a Espanha e depois para Portugal (neutra durante a Guerra), e até a saída do continente através do Atlântico.

Andre Breton, Hannah Arendt, Marcel Duchamp, Max Ernst, e Marc Chagall são alguns dos intelectuais que estiveram no casarão. Fry também trabalhou com a Inteligência Britânica para estabelecer rotas de fuga para os soldados.

Fundado em julho de 1933 a pedido de Albert Einstein, o Comitê de Resgate Emergencial ajuda refugiados de guerras, perseguições ou desastres naturais. Atualmente, a organização não-governamental está presente em 40 países, focando em saúde, educação, economia e segurança. Socorristas, trabalhadores humanitários, especialistas em desenvolvimento internacional, profissionais de saúde e educadores estão no quadro de empregados do comitê.

Transatlântico será composta por sete episódios. A série limitada é uma produção da Airlift Productions para a Netflix.

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading