‘Tieta’ ganhará nova versão nos cinemas

Baseado no livro de Jorge Amado, “Tieta” chegou às livrarias brasileiras em 1977.

Suzana Pires Irá Escrever - E Protagonizar - Nova Versão De Tieta Para Os Cinemas
Suzano Pires irá escrever – e protagonizar – novo filme da obra de Jorge Amado. (Foto: Reprodução)

O Hollywood Reporter informou hoje (14) que o icônico Tieta, livro de Jorge Amado, irá ganhar nova versão nos cinemas.

Ambientada na década de 1970, o livro conta a história de uma mulher que retorna para o vilarejo de Santana do Agreste, 26 anos após ser banida por promiscuidade, espancada e expulsa pelo pai, na frente de todos da cidade.

A nova adaptação irá focar no relacionamento entre a protagonista e Perpétua que, segundo os responsáveis pela adaptação, representam “liberdade e castração, respectivamente”.

Suzana Pires viverá a personagem. A atriz também irá escrever o roteiro do longa-metragem, com Joanna Mariani na direção. O filme será uma produção da Muiraquitã Filmes.

Esta não é a primeira vez que o livro será adaptado para o audiovisual. A obra virou novela em 1989, com Betty Faria interpretando a personagem e, em 1996, Sônia Braga viveu Tieta nos cinemas.

Um dos principais nomes da literatura brasileira do século XX, Jorge Amado (1912-2001) é conhecido por livros como O País do Carnaval, Gabriela, Cravo e Canela, Capitães de Areia, Dona Flor e seus Dois Maridos, entre outros. Tieta do Agreste chegou às livrarias em 1977.

Ao todo, Amado escreveu 49 obras literárias, e se tornou o autor mais adaptado para a televisão, teatro e cinema. Seus livros foram traduzidos para 49 idiomas (incluindo o braile) e vendido em mais de 80 países.