Críticas | O Quarto ao Lado
Primeiro filme em inglês dirigido por Pedro Almodóvar, “O Quarto ao Lado” estreia em 24 de outubro nos cinemas brasileiros.
Pedro Almodóvar possui uma maneira única de contar histórias. O diretor espanhol possui uma delicadeza e irreverência com um humor que atravessa suas narrativas, muitas vezes concentradas em relacionamentos e mulheres. Após o belo curta-metragem Estranha Forma de Vida (2023), seu novo projeto é o primeiro totalmente em inglês.
Baseado em livro escrito por Sigrid Nunez, O Quarto ao Lado (The Room Next Door) é centrado em duas amigas, Martha (Tilda Swinton), repórter de guerra que está enfrentando um câncer, e Ingrid (Julianne Moore), que se tornou autora de sucesso, que acabam revivendo o passado durante o momento desafiador.
Lidar com um tema complicado e fazê-lo de forma leve, é um desafio por completo. O interessante entre as personagens de Swinton e Moore é como enxergam a morte, e como aceitar os sentimentos que envolvem o tema. Logo no início, sabemos que Ingrid possui um medo, uma aflição sobre o tema, e, durante os 107 minutos, percebemos que não muda sua percepção, mas consegue aceitar por ver a amiga nesse estágio.
O que torna tão fascinante durante sua exibição, é como os diálogos são construídos para mostrar como ambas as protagonistas lidam com o tema, potencializados em cena pelo equilíbrio das duas personagens. Ágeis e traçados com humor, os diálogos conseguem ser construídos para que o tema seja leve mesmo em seus momentos mais sóbrios.
Moore e Swinton se equilibram em cena, muito além da polaridade de suas personagens. É belo assistir Martha contar sua trajetória (acreditando que não é interessante) e Ingrid estar disposta não somente a ouvir, mas pensar em escrever sobre essas histórias. Mesmo com alguns diálogos próximos ao esnobe, nada parece fora da realidade na qual estão inseridas e prosperam, com voltas ao passado para que se estabeleça a amizade entre as personagens e seus círculos.
No fim, O Quarto ao Lado atua como um diálogo envolvente sobre a vida e ter controle sobre situações difíceis. A química entre Moore e Swinton é um dos fatores que mais vendem o filme, assim como o roteiro de Almodóvar é catártico, uma forma improvável de falar sobre a vida, vivências e mortalidade.
O Quarto ao Lado estreia em 24 de outubro nos cinemas brasileiros.
Descubra mais sobre Entre Séries
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.