Listas | Adaptações de obras de Roald Dahl

Escritor britânico, Roald Dahl é conhecido por obras infantis, incluindo “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Matilda”.

Wonka Roald Dahl
“Wonka” estreou em 7 de dezembro nos cinemas brasileiros. (Foto: Reprodução)

Os livros infantis e adultos escritos por Roadl Dahl (1916-1990) são constantemente adaptadas para TV e cinema. Mais recentemente, Wonka chegou as telonas trazendo o início de Willy Wonka e sua fábrica de chocolate.

Nesta lista especial, confira outros projetos inspirados em obras do escritor britânico.

36 hours
  • 36 Horas (36 Hours; 1964)

Inspirada na história curta “Beware of the Dog“, o filme é centrado em um médico do exército nazista que tentar obter informação de um militar da inteligência estadunidense, ao tentar convencê-lo que é 1950 e a Segunda Guerra Mundial já terminou.

  • O longa-metragem 72 Horas para o Dia D (Breaking Point, em inglês), lançado em 1989, também é inspirado em “Beware of the Dog“.

The BFG
  • Elfy, O Duende que Caiu no Céu (1989) e O Bom Gigante Amigo (foto; 2016)

Inspirados no livro homônimo lançado em 1982, intitulado de The BFG em inglês, ambos os projetos são centrados em uma garota órfã que acaba amigando um gigante, que a leva para sua terra para tentar parar os gigantes que comem humanos de invadirem o mundo humano.

Enquanto o filme animado de 1989 foi exibido pela ITV, no Reino Unido, o longa-metragem de 2016 tem Steven Spielberg entre os produtores executivos.


James e o Pêssego Gigante
  • James e o Pêssego Gigante (James and the Giant Peach; 1996)

Com produção de Tim Burton, o filme combina live-action com animação em stop-motion. O filme mostra um jovem garoto órfão que começa a morar com as tias cruéis, após os pais serem comidos por rinocerontes voadores em seu aniversário. Um dia, porém, faz amizade com insetos antropomórficos que vivem dentro de um pêssego gigante – e embarcam em uma aventura por Nova Iorque.


A Fantástica Fábrica de Chocolate

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Willy Wonka & the Chocolate Factory; 1971; foto)

Com roteiro escrito por Dahl, o longa-metragem musical de 1971 é protagonizado por Gene Wilder. A história é centrada em Charlie Bucket, criança pobre que, ao encontrar um bilhete dourado, ganha a oportunidade de visitar uma fábrica de chocolate e seu recluso dono.

  • A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory; 2005) é dirigido por Tim Burton, com Johnny Depp, Freddie Highmore, Helen Bonham Carter, Noah Taylor, Anna Sophia Robb e Shelley Conn no elenco.
  • Wonka, com Timothée Chalamet, Hugh Grant, Olivia Colman e Sally Hawkins no elenco, estreou em 7 de dezembro nos cinemas brasileiros. O filme é centrado no início de Willy Wonka como chocolateiro.

  • Danny: O herói de Seu Pai (Danny, the Champion of the World; 1989)

Dirigido por Gavin Miller, o filme é centrado em um pai e seu filho que conspiram para frustrar os planos de um empresário local de comprar suas terras, ao caçarem os faisões de jogo.

Jeremy Irons (Watchmen) é o protagonista do filme ao lado de seu filho, Samuel Irons. Robbie Coltrane e Jean Marsh também estão presentes no elenco.


Convenção das Bruxas
  • A Convenção das Bruxas (The Witches; 1990; foto)

Anjelica Huston é uma das protagonistas do filme, cujo enredo é centrado em bruxas más que se mascaram como mulheres comuns, e um garoto e sua avó que precisam encontrar uma maneira de frustrarem os planos das bruxas de transformarem crianças em ratos.

  • O filme ganhou remake em 2020, com Anne Hathaway e Octavia Spencer no elenco.

Matilda
  • Matilda (1996)

Dirigido por Danny DeVito, que também participa do filme, Matilda é centrado em uma garota prodígio que desenvolve habilidade psicocinéticas – utilizando-as para lidar com sua família e a diretora tirânica de sua escola.

  • Matilda ganhou versão musical para os palcos da Broadway e West End. Em 2022, a versão da peça chegou ao catálogo da Netflix.

Esio Trot
  • Um Amor de Estimação (Esio Trot; 2015)

O livro é o último lançamento de Dahl (que faleceu dois meses depois). O telefilme estreou em 1º de janeiro de 2015 na programação da BBC. Com Judi Dench e Dustin Hoffman no elenco, o enredo é centrado em um solteiro aposentado que se apaixona por sua vizinha viúva, que cuida de uma tartaruga após a morte do marido.


O Fantástico Senhor Raposo
  • O Fantástico Senhor Raposo (Fantastic Mr. Fox; 2009)

Dirigido por Wes Anderson, o filme de animação é centrado em uma raposa que transforma sua família e comunidade em alvos de três fazendeiros devido sua onda de roubos.

No elenco de dublagem, estão George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Michael Gambon, Willem Dafoe, Helen McCrory, Brian Cox e Adrien Brody.


Henry Sugar
  • A Incrível História de Henry Sugar (The Wonderful Story of Henry Sugar; 2023)

Wes Anderson retornou ao universo de Dahl em quatro curtas-metragens lançados no fim de 2023 no catálogo da Netflix.

O primeiro, estrelado por Benedict Cumbertch e Dev Patel, centrou em um homem rico que aprende sobre um guru clarividente que conseguia ver, sem usar os olhos, através do poder de uma espécie de ioga – e decidiu dominar a habilidade para trapacear no jogo.

  • Rupert Friend e Ralph Fiennes protagonizam O Cisne, sobre um garoto atormentado por dois valentões;
  • Richard Ayoade aparece em O Caçador de Ratos, curta-metragem ambientado em uma vila inglesa, onde um repórter e um mecânico ouvem um caçador de ratos explicar o plano inteligente para enganar sua presa;
  • Por fim, Cumberbatch e Patel retornam em Veneno, centrado em um inglês na Índia que, após uma cobra venenosa deslizar em sua barriga, precisa ser salvo por seu associado e um médico.

The Twits
  • The Twits (2025)

Previsto para estrear em 2025 no catálogo da Netflix, o filme animado deverá mostrar um casal rancoroso que fazem, continuamente, fazem piadas desagradáveis um com o outro para se divertirem e exercerem sua maldade tortuosa com seus macacos de estimação.


Comentários

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading