Críticas | Patos!

“Patos!” estreia em 4 de janeiro nos cinemas brasileiros.

Críticas Patos!
Foto: Reprodução

Filmes para a família são complicados dentro do audiovisual por sua necessidade de agradar um público diverso – mas concentrado na audiência infantil. O enredo, a trilha sonora e até as cores precisam se conectar, podendo, muitas vezes, trazer elementos densos para o público adulto em suas camadas, enquanto as crianças podem apenas usufruir do que está na superfície.

Com roteiro escrito por Mike White (showrunner de The White Lotus), Patos! é centrado em uma família de patos-reais em uma jornada migratória até a Jamaica. Até lá, porém, precisam sair do laguinho seguro da Nova Inglaterra, enfrentarem garças e seus medos e passar pelo caos de Nova Iorque até chegarem em seu destino. No caminho, encontram uma pomba sabichona das ruas e uma arara que os levará para o paraíso.

A premissa simples consegue trazer elementos clássicos para agradar famílias, entregando vários momentos interessantes para exemplificar os momentos de cada membro da família (do pré-adolescente e sua primeira crush até a irmã mais nova insistente que rouba cenas)

Em 83 minutos, o filme também traz cores vivas para conquistar o seu público. São cenários que limitem onde a família passa, e evocam cada sentimento de seus membros durante a jornada. Um dos destaques é o uso da música, da dança, para reaproximar os pai e a mãe dessa família, e o Tio Dan (dublado por Ary Fontoura no Brasil) também tem seus momentos entre as cenas.

É importante notar que Patos! não é um longa-metragem espetacular, que será memorável para muitos (fugindo do que a Illumination já propôs anteriormente). Porém, seus aspectos simples vão encantar em primeiro momento e conseguem dialogar com um público-alvo abrangente.

No fim, Patos! é um programa familiar, que utiliza a migração de aves apenas como pano de fundo para uma narrativa sobre crescimentos, sobre determinação e superação de medos. O roteiro de White é agudo em alguns momentos, com a direção de Benjamin Renner seguindo padrões já estabelecidos por outros projetos animados do estúdio.

Patos! estreia em 4 de janeiro nos cinemas brasileiros.

Nota:
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Anúncios

Comentários

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading