Críticas | O Sequestro do Voo 375

“O Sequestro do Voo 375” estreia em 7 de dezembro nos cinemas brasileiros.

O Sequestro do Voo 375
‘O Sequestro do Voo 375″ é inspirado em evento real. (Foto: Reprodução)

Ao estudar a história brasileira, sabemos que a década de 1980 foram caóticas em diferentes sentidos. O fim da ditadura militar, o início de redemocratização e a alta inflação foram apenas alguns dos momentos que mudaram a trajetória do país.

Um desses momentos, aconteceu em setembro de 1988, quando aconteceram os eventos retratados em O Sequestro do Voo 375, novo filme do Estúdio Escalarte e Star Original Productions. O longa-metragem acompanha o ato heroico do piloto Fernando Murilo de Lima e Silva durante o ato de Raimundo Nonato, que estava desempregado e desejava que a aeronave da VASP colide-se com o Palácio do Planalto. Com repercussão mundial, os acontecimentos ganharam novamente estaque ao ser descoberto recortes de jornal sobre o sequestro no bunker de Osama Bin Laden após sua morte em 2011.

Eletrizante, o filme consegue mostrar todos os atores que estiveram presente no voo entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Desde o desespero de Nonato (vivido por Jorge Paz) até uma das situações mais impensáveis de Murilo (Danilo Grangheia), o longa-metragem dirigido por Marcus Baldini recorta o momento turbulento do Brasil em 1988, e como moldou o que conhecemos hoje em diferentes aspectos sociais.

O destaque está para como o piloto e Luzia (Roberta Gualda), operadora do Centro Brasília (Cindacta), conseguiram conversar com Nonato durante o sequestro, enquanto Brigadeiro Bastos (Adriano Garib) e Sobral Quintalha (Claudio Jaborandy) brigam pelo controle da situação no Distrito Federal. Com isso, ganhamos dimensão sobre como funciona a política brasileira e hierarquia profissional.

No fim, O Sequestro do Voo 375 consegue retratar o caos e toda a adrenalina presente durante o sequestro, além de ser fundamental para compreender os eventos catastróficos que aconteceram após a redemocratização – e como ainda há resquícios do que foi acordado na época até hoje (com diálogos absurdos e embates de egos políticos constantes).

O Sequestro do Voo 375 estreia em 7 de dezembro nos cinemas nacionais.

Nota:

Anúncios

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading