Críticas | Dave Contra os Bancos

“Dave Contra os Bancos” estreou hoje, 28 de setembro, nos cinemas brasileiros.

Críticas Dave Contra os Bancos
Rory Kinnear é o protagonista do filme. (Foto: Reprodução)

Existe um gênero interessante dentro de algumas produções audiovisuais: a biografia de pessoas teoricamente normais que ganharam proporções gigantescas por suas ações. Sejam participações em realities shows ou uma mudança significativa de profissões, o Reino Unido é quase campeão do gênero.

Dave Contra os Bancos (Bank of Dave, no título em inglês) se encaixa perfeitamente nesse segmento da indústria cinematográfica. Dirigido por Chris Foggin, o filme é centrado no homem que, após a recessão econômica de 2008, começou a emprestar dinheiro para sua comunidade em Burnley, e decidiu tentar abrir um banco no Reino Unido – algo que não acontecia há mais de 150 anos.

Apesar de Rory Kinnear (conhecido por estar nos últimos filmes da franquia 007) interpretar o homem que começou vendendo vans antes de transformar o cenário econômico de sua comunidade, Joel Fry (Cruella; Yesterday) é o protagonista do longa-metragem, onde vive o advogado que ajudou Dave a tirar a ideia do papel e acreditou ser possível deixar de ser apenas algo elitista a ideia de um banco. O que é bem comum dentro de filmes deste gênero, onde se fascinam pelo que o coprotagonista

O enredo ainda traz um enredo romântico entre Hugh (vivido por Fry) e Alexandra (Phoebe Dynevor), médica do hospital local, sobrinha de Dave e também vereadora da cidade. Em 117 minutos, esse lado se destaca para criar outra conexão com. O público. Porém, talvez fosse necessário focar além do aspecto humano, e ir atrás de uma maneira de explorar mais sobre o lado perverso da economia, de bancos.

No fim, Dave Contra os Bancos é o típico longa-metragem para inspirar, falar sobre como uma pessoa é capaz de mudar o mundo que está inserido e fazer com que outros busquem o mesmo. Enredo simples e roteiro que não reinventa (o que é sempre bem vindo nesse cenário da indústria), o filme deseja apenas criar conexões humanas e contar uma história que conquistou o país europeu.

Dave Contra os Bancos estreou hoje, 28 de setembro, nos cinemas brasileiros.

Nota:
Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading