Entrevistas | Aione Simões

Conheça mais sobre Aione Simões, autora de obras como “Aquele Meu Ousado Romance” e “Um Salto para o Romance”.

Aione Simões
Autora Aione Simões. (Foto: Reprodução)

Aione Simões escreve desde criança. Brincando com a máquina de escrever da mãe e com o computador de sua casa, a jovem de Mogi das Cruzes diz que sempre se expressou melhor na escrita e, ao longo de seu crescimento, usava sua criatividade e a escrita para expressar emoções e pensamentos – além de criar histórias de surgiam em sua cabeça.

Em julho de 2011, fundou o blog e canal Minha Vida Literária e começou a ter contato com o mercado editorial. Logo, descobriu que queria trabalhar profissionalmente com livros e ser escritora publicada.

Assim, passou a escrever e sua primeira publicação foi o conto “Cinco Minutos”, para participar do concurso Brasil em Prosa da Amazon/Kindle Direct Publishing. Na mesma época, já trabalhava em seu romance de estreia, “Escrito nas Estrelas?“, lançado em 2017 e passou a procurar formas de publicar o livro. Ainda naquele ano, começou a ser agenciada pela Increasy (consultoria literária) e enviou, em 2018, o livro para análise de diferentes editoras.

De forma independente, publicou a antologia de contos “Vidas na Noite“, em 2018, e assim começou a construir seu público, que ainda a conhecia somente como produtora de conteúdo literário. Em 2021, assinou contrato com a Harlequin Brasil (parte do grupo HarperCollins).

Conheça mais sobre a autora:

Três livros que a formaram como leitora;

Leio desde sempre, então é difícil pensar sobre. Citaria a série Vagalume (livros infantojuvenis publicados em janeiro de 1973, pela Editora Ática),Dom Casmurro, de Machado de Assis, eO Segredo de Emma Corrigan, de Sophie Kinsella.

Algum filme, série ou peça que adora e sempre recomenda;

  • Filme:Brilho eterno de uma mente sem lembranças (2004)
  • Séries:Fleabag (Prime Video),The Good Place (Netflix) eThis Is Us (Star+)
  • Peça:A Cor PúrpuraeO Fantasma da Ópera(musicais)

Citação favorita que já ouviu?

“É aceitar que as tuas vísceras são de vidro, que o teu sistema de amar é falível, que os teus sonhos se desregulam, e na entrega está o germe de nossa resistência”.

Caderno de um ausente, João Anzanello Carrascoza

Algo ordinário que te traga paz ou uma luta pessoal que seja essencial para sua pessoa;

Criar um ambiente aconchegante para ler me traz paz. Procuro acender velas e incensos, colocar música instrumental de fundo e ajustar a luz — coisas que também faço para escrever. Estar com quem amo me traz paz. Caminhar ouvindo música me traz paz. Encarar o céu ou uma paisagem bonita me traz paz. Todas essas são atividades que procuro ter na rotina para manter a sanidade.

Três livros seus para que conhecerem;

Escrito nas Estrelas?(2019),Um Salto Para o Amor(2021) eAquele Meu Ousado Romance(2023).

Colaboração dos sonhos (internacional ou nacional);

Taylor Jenkins Reid e Sophie Kinsella (não custa sonhar, né!).

Se não fosse escritora, seria…;
Escritora! Brincadeiras à parte, não me vejo trabalhando em outra área que não a literária. Ainda assim investiria em alguma profissão do mercado editorial (editora, tradutora, revisora etc.).

Quando não estou trabalhando em novas ideias, estou…;

Tentando divulgar e vender os livros já publicados, buscando atingir novos leitores (e pagar os boletos)

Harlequin | Site oficial | Minha Vida Literária

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading