Críticas | Marcelo Marmelo Martelo – Primeiras Impressões

Disponível no catálogo do Paramount+ e na programação da Nickelodeon, “Marcelo Marmelo Martelo” estreia neste sábado.

Críticas Marcelo Marmelo Martelo
“Marcelo Marmelo Martelo” é inspirada em obra homônima de Ruth Rocha. (Foto: Reprodução)

Produções infantojuvenis estão escassas dentro de programações de canais que não são dedicadas ao público. Há diferentes motivos relacionados a propagandas, licenciaturas ou concorrência com YouTube, é certo que o baixo investimento também afeta a qualidade dos produtos entregues, esquecendo, principalmente, que precisa ir além de um entretenimento elitista.

Baseada na obra escrita por Ruth Rocha em 1976, Marcelo Marmelo Martelo é um desses projetos que são capazes de multiplicar suas experiências. Com um elenco infantil carismático, liderados por Enzo Rosetti, a série segue as aventuras do jovem com sua própria maneira de falar, vestir e pensar no bairro do Caramelo e seus novos amigos.

Sempre questionando, um “e se…” é proposto por episódio para permitir que a aventura de Marcelo, Catapimba (Davi Martins), Teresinha (Rihanna Barbosa) e Gabriela (Lara Capuzzo) aconteça e traga uma lição para as crianças aprenderem. Além disso, vão precisar com uma “sindica” do bairro, um comerciante nada justo e outros problemas que surgem ao tentarem proteger o Caramelo.

Não é possível dizer muito dos dois episódios assistidos. A direção-geral de Eduardo Viasman, auxiliado por Maria Farkas e Tom Harburger, e inspirados nos roteiros de Alice Gomes e Thamires S. Gomes, encanta pela linguagem que dialoga com o público infantil atual, mas, também, conquista o público que cresceu com a obra de Rocha. A atualização para a terceira década do século XXI é evidente em como as crianças se comportam, sem perder a essência de algo mais tranquilo, que alimenta sobre dias que crianças podem apenas brincar e sair pelo bairro explorar, sabendo quem é cada um de seus vizinhos.

É bonito ver a imersão as páginas de Rocha em tela. A autora, hoje com 92 anos e responsável por alfabetizar milhares de crianças ao lado de Maurício de Sousa e Ziraldo, aparece brevemente em uma cena do primeiro episódio (serão 13 capítulos, no total) e realça o que poderemos ver no futuro envolvendo as crianças e os adultos, e, também, se poderemos assistir outras obras de Rocha sendo adaptadas em breve.

Marcelo Marmelo Martelo lança em 8 de julho no catálogo do Paramount+ e, na mesma data, estreia, às 18h30, na Nickelodeon, com episódios exibidos semanalmente no canal por assinatura.

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading