Críticas | Segredos de Putumayo

“Segredos de Putumayo” estreou hoje, 1º de setembro, nos cinemas brasileiros.

segredos de putumayo

Para a vergonha da raça humana, o tema de colonialismo e escravidão é tão amplo que mesmo em 2022, vemos novas obras tratarem sobre o assunto e que mostram pontos antes não vistos. Segredos do Putumayo, novo documentário de Aurélio Michiles, pode não ser um filme com uma história inédita, mas tem muito valor com a forma que ele a conta.

Baseado nos diários de Roger Casement, cônsul britânico no Rio de Janeiro, os crimes que aconteceram na região de Putumayo podem não ser tão famosos, mas com certeza entram na lista dos crimes mais bárbaros da história, com um total de mais de 30 mil indígenas torturados e assassinados pela empresa Peruvian Amazon Company para a extração e transporte de Borracha.

O que mais se destaca no filme além da narração do ator Stephen Rea é com certeza a edição e trilha sonora.

A todo momento somos introduzidos a tipos de cortes e abordagens diferentes para se contar algum fato. Há momentos em que o diretor cria um clima de terror, combinando perfeitamente com o que está sendo dito sobre o que os indígenas passaram na mão dos invasores.

Os relatos dos descendentes das tribos também é uma forte adição e aumenta a carga dramática que já é alta. O que fica parecendo jogado são os relatos de pessoas não relacionadas a essas tribos, com poucas falas durante o documentário, me fazendo esquecer desses entrevistados constantemente enquanto assistia.

Outra coisa que não me agradou foram as recriações encenadas que não servem para nada e fica parecendo que foram postas para dar algum dinamismo, mas que não agregam de forma alguma.

Além desses probleminhas, achei que o filme se estende mais do que deveria, já que após a viagem a Putumayo, ainda vemos mais sobre a vida de Roger Casement após o retorno dele e as lutas que ele travou até sua morte. Por mais que seja interessante a sua vida e sua atividade revolucionária em seu país de origem, o último trecho parece deslocado.

Segredos do Putumayo é um documentário curto, mas devastador e muito desconfortável sobre um dos episódios mais vergonhosos da história humana.

Segredos de Putumayo estreou hoje, 1º de setembro, nos cinemas brasileiros.

Nota:

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading