Críticas | Gran Turismo: De Jogador a Corredor
“Gran Turismo: De Jogador a Corredor” estreia em 24 de agosto nos cinemas brasileiros.

Longas-metragens envolvendo corridas (profissionais, amadoras ou ilegais) possuem a dificuldade de trazer emoção através de pontos específicos do esporte. Seja atrás do volante ou durante a corrida em si, a visão do espectador precisa ser levada em consideração durante a duração do filme – e não somente ter cenas de perseguições impressionantes, apoiadas em efeitos visuais.
Gran Turismo: De Jogador a Corredor consegue trazer a tensão para sua audiência, além de mostrar que é possível tratá-la de forma inteligente. Inspirada na franquia de jogos da PlayStation e também em uma história real, o filme busca seu próprio espaço em um cenário controlado por uma única franquia.
O longa-metragem é focado na história de Jann Mardenborough (Archie Madekwe), jogador aficionado de Gran Turismo, cujas habilidades no jogo possibilitaram ganhar competições patrocinadas pela Nissan, e se tornou um piloto profissional – correndo em mais de 200 corridas até o momento. Com 134 minutos de duração, o filme é uma simples biografia e homenagem ao jogo criado por Kazunori Yamauchi (vivido por Takehiro Hiro).
Além de Madekwe, cuja interpretação de Mardenborough ganha fôlego ao mostrar do sonho, os obstáculos e momentos que definiram sua carreira no início, o filme traz David Harbour e Orlando Bloom como co-protagonistas. Enquanto Harbour imprime camadas mais brutas necessárias como Jack Salter, o engenheiro-chefe e ex-piloto, Bloom consegue brincar como o marketeiro inspirado no fundador da Academia GT.
Gran Turismo possui problemas como outros projetos da atualidade – de uma duração extensa até tentar cobrir diferentes espaços de gêneros. Porém, acredito que o diretor Neil Blomkamp, inspirado no roteiro de Jason Hall e Zach Baylin, conseguiu imprimir uma identidade diferenciada e consegue mostrar o enredo de jeito cautelar e emocionante, com a trilha sonora ajudando a construir esses elementos.
No fim, Gran Turismo: De Jogador a Corredor é um filme de corrida que busca trazer outra camada de alma para um jogo amado por mais de 80 milhões de jogadores mundiais. Suas cenas envolvendo as corridas, sejam as virtuais ou as do mundo real, são, muitas vezes, eletrizantes e com uma edição que acelera esse sentimento, conforme constrói o seu ápice.
Gran Turismo: De Jogador a Corredor estreia em 24 de agosto nos cinemas brasileiros.