Críticas | As Agentes 355

“As Agentes 355” estreia em 20 de janeiro nos cinemas brasileiros.

355
Filme é dirigido por Simon Kinberg. (Foto: Reprodução)

Filmes de ação e espionagem liderados por mulheres estão cada vez mais em alta. Finalmente, Hollywood compreendeu que mulheres conseguem realizar as mesmas coisas que um 007 pode e ainda de salto alto. As Agentes 355, distribuido pela Diamond Films no Brasil, tenta contribuir para o gênero, mas há alguns problemas durante suas sequências que inviabilizam sua grandeza.

Com Jessica Chastain, Lupita Nyong’o, Diane Kruger, Penélope Cruz e Bingbing Fan no elenco (que conta ainda com participação de Sebastian Stan e Édgar Ramírez), o filme mostra um grupo de mulheres, que trabalham para agências de inteligências, que precisam se juntar para enfrentar uma ameaça global. O filme atravessa continentes, estabelecendo as conexões entre as protagonistas ao longo dos 124 minutos, mostrando-as em momentos de sororidade.

O longa-metragem é inspirado em uma história datada da Revolução Americana, quando surgiu a primeira espiã estadunidense cuja identidade continua um mistério. Desde então, o código 355 é dado às mulheres que trabalham como espiãs. É até poético como o filme trabalha essa metáfora, e enaltecer as forças femininas dentro dessas organizações (seja desde uma psicóloga até aquelas que trabalham diretamente no campo).

Entretanto, o filme de Simon Kinberg tem problemas em seu ritmo e, consequente, se enrola para contar uma história simples. Em sua busca para ser global (com diálogos inteiros em espanhol, francês, alemão, inglês, mandarim e árabe), o longa-metragem se perde para entregar algo além de sequências de ação medianas.

Há, sim, um sentimento interessante ao juntar essas cinco mulheres e mostrar a corrupção em agências de inteligência, além de chutarem e socarem homens. Mas, com a intenção de ser uma franquia, não consegue estabelecer as conexões necessárias para se sustentar além de um elenco excelente. Kinberg e Theresa Rebeck, que escreveram o roteiro, fazem decisões repentinas e até incoerentes com o a história contada.

As Agentes 355 estreia em 20 de janeiro nos cinemas brasileiros.

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading