Críticas | Isso Ainda Está de Pé?
“Isso Ainda Está de Pé?” estreia em 19 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

Histórias de relacionamentos sempre permearam o cinema. Porém, nem sempre é sobre o ato de se apaixonar por alguém, mas sobre reacender um sentimento quase apagado ou, até mesmo, em si. Afinal, quem somos quando passamos anos em um relacionamento? Quais mudanças ocorreram ao longo dos anos e não percebemos? Estamos dispostos a entender que podemos mudar em segundos?
Inspirada livremente na vida do comediante inglês John Bishop (Doctor Who), Isso Ainda Está de Pé? (Is This Thing On?) mostra a história de Alex Novak (Will Arnett) que, após aceita de forma amigável o fim do casamento de 20 anos com Tess (Laura Dern), acaba entrando no mundo do stand-up.
Dirigido por Bradley Cooper, a narrativa de 121 minutos mostra um casal que precisa se reajustar após tantos anos juntos. Nos meses que passam separados, buscam outros relacionamentos, vidas profissionais e até uma compreensão do que culminou na separação. Entretanto, o enredo se torna cansativo e são personagens extenuantes, que, por mais que o roteiro seja sempre conveniente, ainda falta algo que atraia o público nessa jornada do relacionamento.
Aqui é o problema principal. Tudo parece estar caminhando para um quebra-cabeça perfeito, mas que falta aquela peça central. São personagens desgastantes, quase desinteressantes, e que não possuem dimensões completas – apenas vislumbres.
Arnett talvez esteja em seu melhor momento, mas ainda é insuficiente para ser um personagem carismático. E é entendível quando tais personas são protagonistas, mas ele se tornou frustrante em alguns momentos em um roteiro que parece pedir para celebrar o mínimo da existência masculina. Dern sempre é belíssima, cativante em cena, mas sua personagem também parece faltar algo que faça torcer. Todas as suas dinâmicas estão ligadas a relacionamentos amorosos, mesmo quando existem possibilidades de adentrar o mundo do trabalho anos após se aposentar do vôlei.
Assim, Isso Ainda Está de Pé? é um retrato de relacionamentos e como mudanças são necessárias. Inspirado na história de Bishop e o período de 18 meses que passou separado da esposa, o filme é essas novas buscas e descobertas fora do casamento – e continua a ser centro de qualquer interação das personagens. Com Arnett e Dern nos papéis principais, essa conversa sobre a busca por uma identidade após tanto tempo como parte de uma unidade, se torna um pouco interessante. Porém, a tentativa está ali, tudo parece pronto para encaixar perfeitamente, mas algo está desalinhado e não permitiu um mergulho por inteiro na narrativa.
Isso Ainda Está de Pé? estreia em 19 de fevereiro nos cinemas brasileiros.