Críticas | A Noite das Bruxas
“A Noite das Bruxas” estreia nesta quinta-feira, 14 de setembro, nos cinemas brasileiros.
As adaptações das obras de Agatha Christie sempre estão em alta no mundo audiovisual. Rainha dos mistérios, suas publicação já estão em domínio público em diferentes regiões do mundo e são cada vez mais exploradas dentro do cinema e da TV.
Kenneth Branagh busca trazer a elegância e perspicácia de Hercule Poirot para o cinema desde O Assassinato no Expresso do Oriente, lançado em 2017 nos cinemas. Um dos detetives mais populares no Reino Unido, Poirot é um dos personagens mais amados da bibliografia de Christie – além de protagonizar o maior número de livros da autora.
Após as críticas de Morte no Nilo (de 2022), sucessor do filme de 2017, Branagh retorna como diretor e o detetive em A Noite das Bruxas (A Haunting in Venice, no título original). Agora, Poirot está recluso em Veneza, aproveitando uma aposentadoria, quando uma amiga, Ariadne Oliver (com Tina Fey interpretando outra personagem símbolo de Christie), o procura para participar e apontar os truques de uma sessão espírita em uma casa que, de acordo com a lenda, está amaldiçoada durante o dia das bruxas. Poirot logo se vê envolto em um novo mistério envolvendo a dona da casa e a morte de sua filha um ano antes – e a aparição de um novo corpo.
A trama do filme apenas se inspira no livro escrito por Christie (cujo título original é Hallowe’en Party), com diferentes mudanças que poderá não ser bem recebida pelos leitores devotos da autora inglesa. Porém, é compreensível as mudanças colocadas dentro da narrativa para proporcionar tensão que alimenta a celebração.
Entretanto, o uso de alguns personagens para criar ambientação talvez seja um problema para o enredo situado em 1947, e a simplificação do mesmo talvez torne o longa-metragem longe da obra original. É uma condensação em 104 minutos que trata sobre luto, pesares, e outros tópicos que assombram a versão de Branagh nesta trilogia.
No fim, A Noite das Bruxas é competente em aspectos sombrosos, que buscam os terrores da época. Mas, mesmo com uma fotografia exemplar, o filme trata com simplicidade o enredo e destrata alguns personagens de Christie, enquanto deseja sair de uma zona de conforto das outras adaptações dirigidas por Branagh.
A Noite das Bruxas estreia nesta quinta-feira, 14 de setembro, nos cinemas brasileiros.