Resenhas | Maria e João – O Conto das Bruxas

“Maria e João – O Conto das Bruxas” estreia em 20 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

    Sophia Lillis protagoniza o filme.

    Querendo reinventar o clássico dos Irmãos Grimm, Maria e João – O Conto das Bruxas deseja quebrar a estrutura do gênero de terror.

    Depois da morte do pai, e de serem expulsos de casa pela mãe, os irmãos precisam enfrentar os problemas da floresta de maneiras diferentes. Manter a inocência é quase impossível e se desprender do conhecido é imprescindível para sobreviver.

    Com uma narrativa lenta – e sem tantos jump scares -, o filme de Oz Perkins mostra uma Maria mais velha, descobrindo sua verdade e, principalmente, sendo figura materna de João.

    A personagem de Sophia Lillis (que está se especializando em fazer filmes do gênero) consegue trazer discursos sociais dentro do contexto. Seja em sua entrevista de emprego ou até em conversas com o Caçador, a jovem Maria se posiciona e traz um frescor a personagem dos Irmãos Grimm.

    O crescimento da personagem está atrelado a presença da Bruxa, vivida por Alice Krige. A reviravolta dos contos-de-fadas não prepara para o passado e os elementos sobrenaturais inseridos na história da mulher (e sobre as questões sombrias envolvendo crianças).

    A fotografia e o uso de simbolismo são interessantes dentro da narrativa de Maria e João – O Conto das Bruxas. Detalhes fazem do conto algo a ser apreciado e que vire tópico de conversas dentro da comunidade de pessoas que consomem o gênero.

    Sem ser um projeto que ensurdeça os cinéfilos de plantão, Maria e João – O Conto das Bruxas consegue ser envolvente em certos momentos e tenta, pelo menos, sair da narrativa base – e básica – que envolve o gênero há anos.

    Maria e João – O Conto das Bruxas estreia em 20 de fevereiro nos cinemas brasileiros. O filme é distribuído pela Imagem Filmes no Brasil.

    Deixe seu comentário

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    %d blogueiros gostam disto: