Anúncios

Dicas | Unbelievable

Inspirada em fatos, “Inacreditável” traz questionamentos sociais.

Merritt Wever e Toni Collette estrelam a produção da Netflix.

Está se tornando cada vez mais comum encontrar produções inspiradas em fatos ou em livros. Unbelievable (Inacreditável, no título em português) é mais uma dessas atrações e daquelas que ficam em seu cérebro, horas após ter terminado a maratona.

Produzida pela Netflix, a minissérie é baseada em uma história que se desenrolou entre 2008 e 2011 nos EUA. Com nomes fictícios, Unbelievable trata sobre o estuprador em série entre os estados de Washington e Colorado, nos EUA.

Tudo começa com Marie (Kaitlyn Dever), uma estudante que reporta ter sido estuprada. Podemos perceber, logo nos momentos iniciais da minissérie, que não houve muitas mudanças na maneira como tratam vítimas da violência. A jovem precisa falar pelo menos três vezes sobre o caso e, após tantas perguntas, diz que mentiu ao ser coagida pelos investigadores do caso (sendo processada pelo departamento policial e precisando pagar 500 dólares).

Passamos para 2011. Dessa vez, estaremos vendo o caso de Amber (Danielle Macdonald) e a diferença de tratamento ao ter seu caso investigador por Karen Duvall (Merritt Wever) que, ao comentar sobre o caso com o marido (um policial em outro distrito), descobre que há uma investigação similar a poucos metros de casa.

Entra em cena Grace Rasmussen (Toni Collette). Juntas, as investigadoras descobrem que há a possibilidade de outras vítimas – em distritos diferentes. As duas mulheres começam uma caça pela verdade, mesmo com poucas evidências e apoio.

Unbelievable é um retrato de uma realidade que ainda somos forçados a presenciar diariamente. Seja a forma como vítimas são forçadas a reviverem a violência ao contarem diversas vezes, ou da maneira como tais casos são tratados.

Além disso, a minissérie consegue retratar até como os detetives do caso original se sentem culpados ao saberem a verdade. Esses momentos, fechando com o agradecimento de Marie à Karen, so tornam a minissérie mais importante.

A produção é o questionamento social, é o espelho da violência. Unbelievable é o projeto que te deixa com agonia, dará gatilhos, mas é a necessário para contar apenas a verdade.

Anúncios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: