Anúncios

Dicas | Liberdade É uma Grande Palavra

Documentário será lançado amanhã, 28 de novembro, no Rio de Janeiro.

Documentário é uma coprodução entre Brasil e Uruguai.

A questão sobre o que é a tal liberdade é o tema central de Liberdade É uma Grande Palavra, novo documentário de Guillermo Rocamora e coproduzido entre o Brasil e o Uruguai.

Muhammad é o personagem central da película. Um homem da Palestina que ficou 13 anos em detenção na Prisão de Guantánamo, prisão militar estadunidense que encarcera – sem julgamento – aqueles que, de acordo com os Estados Unidos da América, possuem ligações com grupos terroristas.

Com um acordo assinado entre Barack Obama e José Mujica, ex-presidentes dos EUA e do Uruguai, há a possibilidade de começar no país sul-americano. O palestino (e outros cinco homens de diferentes nacionalidades) tenta buscar a famosa liberdade em um novo lugar, com nova língua, diferentes costumes e que tentará, ao longo de dois anos, ajuda-lo a refazer sua vida.

Em 70 minutos, podemos perceber o quanto essa luta é constante. Entre Montevidéu, Rivera e até o máximo entre a fronteira com o Brasil, Muhammed não consegue se estabelecer no lugar que lhe foi designado, por uma série de fatores que fazem o documentário tão envolvente.

Rocamora, mesmo sem a intenção, traz as questões de religião e política de forma leve e sutil, mas que ainda seja relevante para a situação. A história permite mostrar que a fé do personagem não permite certos caminhos (e deve ser respeitado, mesmo que nós não conseguimos entender por completo).

Liberdade É uma Grande Palavra consegue transmitir uma mensagem crua e dolorida ao mostrar que existe uma diferença gigantesca entre ser livre e estar em liberdade. A quebra de promessas e a amargura, mesmo com o semblante sereno de Muhammed, são fatores importantes que envolvem o telespectador.

A estreia do documentário acontece amanhã, 28 de novembro, no Rio de Janeiro. O documentário chegará em São Paulo no dia 5 de dezembro e estará disponível somente nas Salas Itaú de Cinemas.

Liberdade é Uma Grande Palavra foi produzida pela Primo Filmes e a Oriental Films, com distribuição da Elo Company.

Anúncios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: