Anúncios

Conheça fatos interessantes de ‘The Cave’, documentário indicado ao Oscar

“The Cave” é uma produção da National Geographic.

Documentário foi dirigido por Feras Fayyad. (Foto: Divulgação)

Indicado ao Oscar na categoria de Melhor Documentário, The Cave foi dirigido por Feras Fayyad, sírio que cresceu cercado por mulheres e sempre se incomodou com a situação das mulheres na sociedade síria.

Em 2011, quando o governo de Bashar Al-Assad começou a tomar medidas severas para interromper o movimento pró-democrático, Fayyad foi preso e ficou na mira do regime. Preso e torturado por 15 meses, testemunhou crueldade e misoginia e disse que um dia usaria sua voz como cineasta para denunciar o que presenciou.

Quando, em agosto de 2013, o governo sírio realizou um ataque de armas químicas em Guta, com mísseis lançados na madrugada e que asfixiou a população enquanto dormia, Fayyad ficou chocado ao ver que dois médicos trabalharam rapidamente.

Dra. Amani Ballour foi a grande inspiração de Fayyad. Segundo o cineasta, a médica pediátrica desafiou os esteriótipos e os preconceitos da sociedade síria sobre as mulheres.

Amani se tornou diretora do hospital subterrâneo, em Guta, nomeado de “A Caverna”, que dá título ao documentário da National Geographic. Os pisos subterrâneos faziam parte de um hospital em construção que permaneceu inacabado e vazio desde o início das guerras. A área foi dividida entre clínica pediátrica, uma clínica para mulheres, sala de operações, sala de recuperação e um espaço de recepção de emergência.

Fayyad não foi capaz de ir até Guta devido ao cerco formado pelo governo sírio. Assim, reuniu uma equipe de filmagem para trabalhar dentro do hospital subterrâneo. Sua busca o levou a conhecer Muhammed Khair, Al Shami, Ammar Sulaiman e Mohammed Eyad, que detalharam um mapa do hospital para mostrarem a ideia de distribuição. A comunicação entre a equipe e o diretor acontecia duas vezes por dia e as imagens eram enviadas em pequenos arquivos.

Utilizando o estilo cinéma verité, Fera Fayyad produziu o documentário através dos personagens, sem narração ou entrevistas diretas para a câmera. Além do trabalho, o diretor também mostra os personagens comendo, se comunicando com familiares e conversando entre si.

The Cave terá reexibições no NatGeo em 7 de fevereiro, às 21h45; em 8 de fevereiro, às 23h10; e no domingo, 9 de fevereiro, às 18h.

Anúncios

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: