Críticas | De Férias com Você

Baseado na obra de Emily Henry, “De Férias com Você” estreou em 9 de janeiro no catálogo da Netflix.

Críticas | De Férias Com Você
Tom Blyth e Emily Bader são os protagonistas do filme. (Foto: Reprodução)

Para muitos, existe uma estagnação envolvendo comédias românticas. Diversas pessoas acreditam que não existem mais produções que se tornem memoráveis como Harry & Sally – Feitos um para o Outro (1989) ou até O Amor não Tira Férias (2006), porém, se esquecem que estamos em um momento diferente e até mesmo precisam apenas ser responsáveis por conforto.

Se inspirados em livros que se tornaram populares (principalmente para o público feminino), ganham uma proporção ainda maior no cenário cinematográfico. Afinal, sempre se denominado algo inferior quando algo é realizado para mulheres, é algo sempre questionado em qualidade ou como é apreciado pelo público geral.

Baseado no romance homônimo de Emily Henry, De Férias com Você (People We Meet on Vacation, no título original) é centrado em Poppy (Emily Bader) e Alex (Tom Blyth), amigos inseparáveis há uma década que tiram férias todos os anos juntos. Entretanto, após uma situação na última viagem, ficam sem se falar por dois anos. Quando o casamento do irmão de Alex se aproxima, e estagnada em seu trabalho, Poppy decide que é o momento de confrontar os sentimentos, a razão pela qual a briga aconteceu, e consertar a amizade entre eles.

As mudanças do livro (a faculdade, o destino do casamento de David, por exemplo) não implicam em problemas para a narrativa. Durante os 117 minutos, mergulhamos nessa construção de amizade que se intensifica com o passar dos anos, de relacionamentos, até se transformar em algo que mal conseguem compreender – e buscar não estragar com sentimentos tão aflorados.

Bader e Blyth se encarregam de fazer desse romance semelhante ao que o livro (que ficou 50 semanas na lista dos mais vendidos do New York Times) propõe -e entregam as sutis mudanças que envolvem as viagens. Por mais leve que tudo seja, os protagonistas se mantêm fiéis ao que estão nas páginas.

Especialmente Bader, que traz uma sutileza envolvendo o desespero de Poppy – de fugir, de não saber o que quer, de não compreender que talvez precisa dar uma pausa em tudo que sempre desejou. A personagem nem é uma das minhas preferidas de Emily Henry, mas a atriz conquista um espaço por saber mesclar os conflitos que impedem a personagem de realmente se abrir completamente para alguém.

Isso está muito no roteiro de Yulin Kuang (autora do livro Como Terminar uma História de Amor), Amos Vernon e Nunzio Randazzo. Talvez por ter alguém como Kuang que, não apenas sabe escrever romances na tela e também nas páginas, o filme consegue controlar essas mudanças e ainda mostrar o que o público (que tenha ou não lido a obra de Henry) quer ver nas cenas: um romance, um final feliz.

Blyth é um deleite como Alex. O ator se transforma facilmente entre o mais pragmático e a versão mais relaxada quando está ao lado da melhor amiga. O momento entre eles em Nova Orleans é um dos momentos mais incríveis de se ver em tela, e Blyth entrega muito em sequências que prometem o romance.

Assim, De Férias com Você é um ótimo ponto de partida para o universo de Henry no catálogo da Netflix ou em qualquer outra plataforma. Bader e Blyth entregam atuações que conquistam aqueles que leram e apreciam a obra de Henry. O conforto deste filme, que abraça o verão e a possibilidade de localidades incríveis para ser o destino dessa história de amigos improváveis que se tornam o lugar seguro um do outro.

De Férias com Você estreou em 9 de janeiro no catálogo da Netflix.

Nota:

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading