Críticas | Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada
“Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada” terá sessões a partir de 25 de dezembro nos cinemas brasileiros.

Desde seu primeiro episódio em 1999, Bob Esponja (uma das produções mais longevas da televisão norte-americana) se tornou um fenômeno entre diversas idades. A pureza e inocência da esponja amarela é carismática e certeira de situações embaraçosas, o que leva as confusões, inevitavelmente.
O primeiro filme da série animada estreou em 2004 nos cinemas – e marcou um novo capítulo do fenômeno. Com momentos como “Amendobobo” e a careca de Netuno, se provou que o público abraça o personagem em qualquer mídia. Sequências vieram em 2015 e 2021 nos cinemas, com dois filmes exclusivos da Netflix em 2024 e 2025. Agora, chega o momento de brilhar novamente nas telonas.
Em Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada, o esponja está desesperado para se tornar um “grandão”. Para provar esse título para o Seu Siriguejo, decide seguir em uma aventura com o Holandês Voador (que deseja quebrar sua maldição).
Longe de desbravar como o primeiro longa-metragem em 2004, o filme não resiste em ser algo absurdo. Divertido, o longa-metragem apenas segue uma situação contemplada anteriormente – e recorrente nas histórias da esponja. A direção de Derek Drymon, junto com essa modelagem tridimensional apresentada desde Bob Esponja: Um Herói Fora D’Água (2015) nos filmes subsequentes, é razoável e mantém um apego ao material de origem.
O uso inexistente de Sandy Bochechas, Sra. Puff e Planketon, personagens tão centrais na trajetória de Bob Esponja, talvez seja o pior dos defeitos desse filme. Em pouco mais de 90 minutos, o longa-metragem apenas menciona as personagens e, acredito firmemente, que suas presenças nessa aventura seria benéfico para o todo.
Assim, Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada é daqueles projetos para assistir com o intuito de esquecer da vida cotidiana, de se concentrar em se divertir naquele instante – e talvez relembrá-lo em momentos específicos. Sem inventar fórmulas ou novas narrativas para a esponja quadrada, o filme se concentra em ser um alento para as férias e trazer momentos mais leves para o público.
Bob Esponja: Em Busca da Calça Quadrada estreia em 1º de janeiro de 2026 nos cinemas brasileiros, com sessões antecipadas a partir de 25 de dezembro.