Listas | Livros da Intrínseca em celebração do mês da Consciência Negra
Entre destaques da Intrínseca para celebrar o mês da Consciência Negra, estão livros de fantasia, infantis e homenagem à Ruth de Souza.

A Editora Intrínseca, em celebração do mês da Consciência Negra, selecionou obras de escritores negros para o público.
Confira:

A Rainha da Rua Paissandu – Escrito por Ruth de Souza com Lázaro Ramos
Ruth de Souza, dama da dramaturgia brasileira, é a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Mundicipal – e a primeira brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema.
Pouco antes de falecer, aos 98 anos, “Dona Ruth”, como era conhecida carinhosamente, compartilhou suas histórias, pessoais e profissionais, com o ator e escritor Lázaro Ramos. Neste livro homenagem, o autor reflete sobre a construção individual e coletiva da trajetória

Trança a Trança – Escrito por Madu Costa e ilustrado por Ana Paula Sirino
O livro infantil é uma história sensível sobre ancestralidade e negritude, conduzido pelo ato de uma avó que trança o cabelo de sua neta. A prosa de Madu narra a força da esperança de um futuro que se constrói aos poucos – e a importância de se reconectar com antigos ritos.
Ana Paulo se inspirou em sua vivência no quilombo Torra, em Minas Gerais, para ilustrar a relação das personagens.

Sopro dos Deuses – Escrito por Fábio Kabral
A fantasia épica se inspira na mitologia afro-brasileira dos orixás. Em uma história repleta de axé, que dança entre luz e escuridão, vida e morte, criação e destruição, amor e guerra, o livro segue um garoto solitário de Irubim – reino de caçadores regido por Oxóssi.
Já Ainá é uma princesa rebelde de Ijexá, reino governado por feiticeiras filhas de Oxum. Quando espíritos malignos ameaçam suas comunidades, os jovens são forçados a despertar e se unirem para salvarem as Terras Encantadas do Aiê de uma noite sem fim.

O Mundo Depois de Nós – Escrito por Rumaan Alam
A obra best-seller (e que inspirou filme homônimo na Netflix) é centrada em Amanda e Clay, que alugam uma casa em um lugar remoto de Long Island com a expectativa de aproveitar um tempo de qualidade e descanso com os filhos.
Quando os supostos proprietários batem à porta alegando que um blecaute devastou a cidade e precisam de abrigo, o casal não tem escolha a não ser confiar neles.
O thriller levanta questionamentos sobre raça, a ideia que fazemos de nós mesmos e a verdadeira conduta moral e ética diante da própria sobrevivência.

Alguma Coisa, Algum Dia – Escrito por Amanda Gorman, com ilustrações de Christian Robinson.
O livro mostra como a união e empatia podem transformar o mundo. A premiada poeta convida o leitor a questionarem se é possível deixarmos de lado o pessimismo e acreditar que sonhar junto é uma ferramenta invencível.

Um Traço até Você – Escrito por Olívia Pilar
Romance de estreia de Pilar, o livro conta a história cativante de uma jovem artista em busca de um espaço em um mundo que tenta restringir seus passos. Lina precisa lidar com a falta de apoio dos pais e, ao começar um estágio, passa a ter dúvidas sobre si.
Tudo muda ao conhecer Elza, estudante de Letras que faz perceber que o mundo a enxerga de uma forma que desconhecia. Juntas constroem uma relação delicada e poderosa, enfrentando desafios e inseguranças do início da vida adulta, descobrirem quem são e quem desejam ser.

Jogo dos Ladrões – Escrito por Kayvion Lewis
Primeira publicação de Kayvion no Brasil – e com adaptação cinematográfica em desenvolvimento pela Lionsgate -, o livro conta a história de Rosalyn. Parte de uma família de ladrões, só deseja entrar na faculdade e ter uma vida normal.
Porém, seus planos de fugir da realidade são atrapalhados quando a mãe é sequestrada. Para resgatá-la, precisa entrar em uma competição mortal com um prêmio inestimável: a realização de qualquer desejo do vencedor.

A Outra Garota Negra – Escrito por Zakiya Dalila Harris
O livro – que ganhou adaptação pelo Hulu nos EUA – é centrado na única funcionário negra de uma editora. Nella não aguenta mais se sentir deslocada na empresa, até o destino parecer presenteá-la com uma aliada, a jovem Hazel, que também é negra.
Entretanto, Nella começa a receber mensagens ameaçadoras e entra em um espiral de obsessão e paranoia. E, conforme outras situações desconfortáveis passam a dominar seus dias, ela vê sua rotina ser tomada por um clima de pesadelo – e percebe que pode haver muito mais em risco do que apenas sua carreira.

Lendários – Escrito por Tracy Deonn
Após perder a mãe, Bree descobre a existência de integrantes de uma ordem milenar responsáveis por manter a humanidade livre de demônios terríveis.
Para entender melhor a magia que envolve seu mundo e seu passado, Bree se alia a Nick autoexilado da Ordem, e descobre uma força ancestral que pode ser decisiva quando chegar a guerra final entre magos e demônios.