Críticas | O Agente Secreto
“O Agente Secreto” estreia em 6 de novembro nos cinemas brasileiros.

Internacionalmente, o mundo do cinema concorda que o Brasil está vivendo um momento brilhante, irretocável. Nos festivais, os longas-metragens brasileiros estão ganhando destaque e velhos conhecidos de circuitos ganham o devido respeito com narrativas potentes e ressoantes.
Uma dessas pessoas que fazem o cinema brasileiro brilhar é Kleber Mendonça Filho. O recifense consegue transitar entre gêneros e fazer histórias que transcendem socialmente. E, dessa vez, chegou sua vez de buscar a vaga no Oscar com seu mais recente projeto.
O Agente Secreto é centrado em Marcelo (Wagner Moura), que está retornando para Recife, durante o Carnaval de 1977, para se reunir com o filho. Ele planeja uma fuga perigosa do país, em um enredo envolto de conspirações, cenários de incertezas e desconfianças.
Logo no início somos apresentados ao que será a temática principal do enredo. A violência não está apenas presente para chocar o espectador, mas para endereçar o momento que a história é ambientada. Imperturbados, os principais peões dessa narrativa mostram que era comum, quase rotineiro, a maneira que enxergam essa brutalidade. Além disso, peças vão se encaixando para percebemos que Marcelo não é o único em perigo – e que a confiança é algo escasso.
Moura está sublime durante os 158 minutos. Sua presença quase constante traz um Marcelo em missões paralelas além da principal, e sua voz se torna potente quando descobrimos os motivos pelos quais se tornou vital sua saída do país. Quando as peças começam a aparecer de maneira mais evidente, percebemos que a personagem está atingindo níveis de desespero pela própria segurança – enquanto analisa em quem pode confiar para contar sua história.
O elenco é uma das proezas desse longa-metragem. Alice Carvalho explode em cena, enquanto Tânia Maria é um fenômeno como dona Sebastiana dentro da narrativa. Carlos Francisco, João Vitor Silva, Isabél Zuaa, Hermila Guedes, Maria Fernanda Cândido, Thomás Aquino, Gabriel Leone, Igor de Araújo, Ítalo Martins, Luciano Chirolli Robério Diógenes e Roney Villela, são apenas alguns dos atores que completam a história (e que Mendonça Filho introduz parte de suas características nos minutos iniciais).
Assim, O Agente Secreto é um thriller que se alimenta da falsa calmaria. Mendonça Filho traz uma história que, com fuscas e chevettes, festa do carnaval, homenagem ao Cinema São Luiz e uma perna peluda folclórica, é tropical e com nuances construídas ao longo dos atos antes de chegar ao ápice. É um belíssimo espécime do cinema e como se construir uma narrativa.
O Agente Secreto estreia em 6 de novembro nos cinemas brasileiros.
