Críticas | A Roda do Tempo – 3ª temporada
A terceira temporada de “A Roda do Tempo” já está disponível na íntegra no catálogo do Prime Video.

Quando lidamos com mundos de fantasia, precisamos, muitas vezes, compreender cada detalhe da mitologia antes de se aventurar nos verdadeiros enredos das obras. Estabelecer regras é fundamental para que cada ponto dessa narrativa seja atraente e de fácil compreensão pelo público, com nuances que reflitam em analogias sobre o nosso próprio mundo.
A terceira temporada de A Roda do Tempo (The Wheel of Time, no inglês) faz parte desse grupo de produções que, por mais estonteantes e precisas, ganha corpo e poder em sua narrativa. Se antes acompanhamos apenas o questionamento sobre o Dragão Renascido e suas implicações no mundo, agora sabemos que é algo tão grandioso que afeta muito mais do que acreditavam.
Rand al’Thor (Josha Stradowski) assume de vez o manto de Dragão Renascido, e percebe que o poder é muito mais complexo que acreditava, com Moiraine (Rosamund Pike) e Egwene (Madelein Madden) protegendo-o de forças praticamente ocultas – e, também, de si mesmo. Passando por provações no Deserto Aiel, o trio e Lan (Daniel Henney) precisam lidar com a ascensão de Lanfear (Natasha O’Keeffe) e outros Abandonados.
Nesse meio tempo, Perrin (Marcus Rutherford) retorna à Dois Rios, onde os Trollocs continuam a aterrorizar os moradores, enquanto Mat (Dónal Finn), Elayne (Ceare Coveney) e Nynaeve (Zoë Robbins) estão atuando a favor da Torre Branca e achar Liandrin (Kate Fleetwood) e outras Ajahs Pretas em cidades portuárias.
O enredo é meticulosamente construído, com elementos de “A Ascensão das Sombras” fortemente no que se constrói a narrativa. Além de proporcionar alguns momentos de tensão, alguns episódios focados foram essenciais para que o caminhar do enredo fosse costurado para o final que joga, para uma possível quarta temporada, situações mais complexas para esse mundo, com novos inimigos misturados em lugares inimagináveis e com poderes crescentes.
Assim, a terceira temporada de A Roda do Tempo se estabelece como uma produção de alta fantasia grandiosa, meticulosa e, principalmente, que deseja construir intrinsecamente sua mitologia antes de partir para os embates entre luz e sombra. A maneira que mostram que os inimigos estão por todos os lugares, o fortalecimento de amizades e relacionamentos, também faz os novos episódios interessantes e potentes em sua narrativa complexa.
A terceira temporada de A Roda do Tempo já está disponível na íntegra no catálogo do Prime Video.