Categoria de Dublês é estabelecida no Oscar

Categoria de Dublês começará a fazer parte das premiações entregues a partir da 100ª edição do Oscar.

Categoria Dublês Oscar
Cena do filme “O Dublê”, de 2024. (Foto: Reprodução)

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou hoje (10) o estabelecimento de categorias de dublês no Oscar. O primeiro prêmio será entregue durante a 100ª edição da principal cerimônia do cinema mundial, que acontecerá em 2028.

As informações são do Hollywood Reporter.

Bill Kramer, CEO da Academia, e Janet Yang, presidente, disseram em nota que o design de dublês faz parte integral do processo de filmagem desde o começo da indústria. “Estamos orgulhos em honrar o trabalho inovador desses artistas técnicos e criativos, e parabenizamos por seu comprometimento e dedicação em chegar a esta ocasião memorável”.

As regras da elegibilidade e votação da premiação serão anunciadas em 2027, quando as Regras da Academia foram apresentadas para sua centésima edição. Suas especificações, como se terá indicados ou apenas um vencedor anunciado, serão determinados pelo Conselho de Governadores e pela liderança executiva da Academia em outro momento.

A busca pelo estabelecimento da categoria partiu do diretor David Leitch, que trabalhou como dublê, e o coordenador de dublês e designer Chris O’Hara. Ambos fizeram diversas apresentações para os Governadores para a aprovação da categoria.

Até hoje, apenas dois dublês foram premiados com estatuetas do Oscar, ambos como prêmios honorários: Yakima Canutt, em 1966, e Hal Needham, em 2012. Atualmente, mais de 100 profissionais de dublês são membros da Academia, nos departamentos de produção e tecnologia, sendo a maioria convidados nos últimos anos, à medida que a Academia trouxe o interesse em reconhecer o setor de atuação.

Na próxima edição do Oscar, a 98ª da principal premiação do cinema mundial, será estabelecida a categoria de Direção de Elenco, para premiar diretores responsáveis pela seleção de atores de uma produção.