Críticas | The Alto Knights: Máfia e Poder

“The Alto Knights: Máfia e Poder” estreia em 20 de março nos cinemas brasileiros.

The Alto Knights - Máfia e Poder Críticias
Robert De Niro interpreta dois personagens no filme. (Foto: Reprodução)

O crime organizado é um grande celeiro de narrativas no audiovisual, principalmente as diversas máfias que comandaram Nova Iorque no século XX. As alternâncias de poder e a maneira como interferem em políticas, são artifícios narrativos fundamentais nesse tipo de projeto, muitas vezes trazendo inspirações em situações reais.

The Alto Knights: Máfia e Poder é inspirado em história verdadeira do crime organizado de Nova Iorque. Robert De Niro interpreta os amigos Frank Costello e Vito Genovese que, após anos de amizade, disputam o poder dentro do submundo no fim da década de 1950.

Por ser inspirado em algo altamente noticiado durante décadas nos EUA, o enredo centra bastante na trajetória deles e como foram alçados ao poder da máfia. Desde a associação a Lucky na infância, passando pelo exilo de Genovese na Europa até o fim da Segunda Guerra Mundial, até mesmo a audiência com o Senado, o filme se concentra em mostrar como foram de um espectro ao outro por egos e consequências de atos.

É fundamental comentar sobre De Niro em papel duplo. Costello e Genovese ganharam maneirismos diferentes, atenuados pela maquiagem e a vestimentas. Se não fosse algo noticiado previamente, dificilmente seria possível perceber antes dos créditos finais. Apesar de um elenco robusto, com Cosmo Jarvis (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão), Debra Messing, Katherine Narducci e Michael Rispoli em papéis de apoio, o destaque são as interações entre os dois personagens de De Niro.

Dirigido por Barry Levinson (Rain Man), o filme traz fotografias reais para mergulhar ainda mais em todo o contexto de seus personagens. Ao lado disso, está a narração de Costello para caminhar com a história e pontuar os momentos importantes que antecederam a situação do enredo e, também, o caminhar do clímax. A direção não se revoluciona, mas cumpre o necessário dentro do que é contruído para a trama.

Assim, The Alto Knights: Máfia e Poder é o típico filme de máfia estadunidense, com recortes de acontecimentos reais para mergulhar na narrativa escolhida. Os 123 minutos de duração mostram como os EUA se formaram com a ascensão do crime organizado, principalmente com as guerras mundiais e a Lei Seca, enquanto contam uma história sobre embates de egos e suas ações que sempre fizeram parte do que é conhecido do país norte-americano.

The Alto Knights – Máfia e Poder estreia em 20 de março nos cinemas brasileiros.

Nota:


Descubra mais sobre Entre Séries

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading