“Sorria 2” estreia em 17 de outubro nos cinemas brasileiros.
O horror e terror gostam de se alimentar dos traumas. Afinal, a fragilidade humana está ligada aos eventos que enfraquecem a mente e o emocional, deixando feridas abertas para serem alimentadas por pensamentos que assombram. Assim, é uma redoma que consegue ser explorada afinco e demasiada para serem alegorias de temas profundos.
Ao realizar uma sequência de um sucesso que lida com esse tema, mostra uma audácia dos envolvidos. É algo que pode dar muito certo, expandindo o universo, ou dar errado o suficiente para murchar o que já havia construído.
Em Sorria 2, acompanhamos a cantora Skye Riley (Naomi Scott), que está retornando aos palcos após um ano parada devido a um acidente. Sobrecarregada pelos horrores e pela pressão da fama, Skye é forçada a encarar seu passado sombrio para ganhar algum controle de sua vida antes que seja tarde.
Dirigido e escrito por Parker Finn, o filme começa logo após os acontecimentos do longa-metragem de 2022, continuando a passagem do “sorriso macabro”. E, quando somos apresentados devidamente a Skye, mergulhamos de vez na loucura do estrelato e, por consequência, como ela vai perdendo a noção de tempo, do que é realidade e ilusão.
O que funciona – e aterroriza em certos momentos – é a perturbação voltada à Skye, e Finn explora isso no palco, com dançarinos e até fãs, para atiçar cada vez mais a insanidade da cantora. Sabemos que, durante os 127 minutos, teremos sustos, mas nada prepara para quando os surtos começam e se escalam de maneira assustadora – a ponto de aceitar uma situação que promete livrá-la do problema.
Sorria 2, apesar de longo de forma que pode diminuir seu impacto, consegue ser um bom sucessor e mergulhar mais na suscetividade do trauma. Scott é uma força dentro dos 127 minutos, apoiada por performances (e sorrisos verdadeiramente assustadores) de Lukas Cage, Rosemarie DeWitt e Ray Nicholson, por exemplo. Finn consegue evoluir em sua narrativa e a maneira como conta suas histórias, enquanto continua a explorar o trauma de maneira alegórica.
Sorria 2 estreia em 17 de outubro nos cinemas brasileiros