Primeiro filme em inglês dirigido por Pedro Almodóvar, “O Quarto ao Lado” estreia em 24 de outubro nos cinemas brasileiros.
Pedro Almodóvar possui uma maneira única de contar histórias. O diretor espanhol possui uma delicadeza e irreverência com um humor que atravessa suas narrativas, muitas vezes concentradas em relacionamentos e mulheres. Após o belo curta-metragem Estranha Forma de Vida (2023), seu novo projeto é o primeiro totalmente em inglês.
Baseado em livro escrito por Sigrid Nunez, O Quarto ao Lado (The Room Next Door) é centrado em duas amigas, Martha (Tilda Swinton), repórter de guerra que está enfrentando um câncer, e Ingrid (Julianne Moore), que se tornou autora de sucesso, que acabam revivendo o passado durante o momento desafiador.
Lidar com um tema complicado e fazê-lo de forma leve, é um desafio por completo. O interessante entre as personagens de Swinton e Moore é como enxergam a morte, e como aceitar os sentimentos que envolvem o tema. Logo no início, sabemos que Ingrid possui um medo, uma aflição sobre o tema, e, durante os 107 minutos, percebemos que não muda sua percepção, mas consegue aceitar por ver a amiga nesse estágio.
O que torna tão fascinante durante sua exibição, é como os diálogos são construídos para mostrar como ambas as protagonistas lidam com o tema, potencializados em cena pelo equilíbrio das duas personagens. Ágeis e traçados com humor, os diálogos conseguem ser construídos para que o tema seja leve mesmo em seus momentos mais sóbrios.
Moore e Swinton se equilibram em cena, muito além da polaridade de suas personagens. É belo assistir Martha contar sua trajetória (acreditando que não é interessante) e Ingrid estar disposta não somente a ouvir, mas pensar em escrever sobre essas histórias. Mesmo com alguns diálogos próximos ao esnobe, nada parece fora da realidade na qual estão inseridas e prosperam, com voltas ao passado para que se estabeleça a amizade entre as personagens e seus círculos.
No fim, O Quarto ao Lado atua como um diálogo envolvente sobre a vida e ter controle sobre situações difíceis. A química entre Moore e Swinton é um dos fatores que mais vendem o filme, assim como o roteiro de Almodóvar é catártico, uma forma improvável de falar sobre a vida, vivências e mortalidade.
O Quarto ao Lado estreia em 24 de outubro nos cinemas brasileiros.