Críticas | Motel Destino

“Motel Destino” estreia em 22 de agosto nos cinemas brasileiros.

Críticas Motel Destino
“Motel Destino” é dirigido por Karim Aïnouz. (Foto: Reprodução)

Existem alguns festivais de cinema que sempre vão chamar atenção. Quando filmes são selecionados para serem exibidos neles, e com possibilidade de concorrer aos prêmios que levam ao Oscar Buzz, se intensifica conversas sobre como fortalecemos à indústria nacional.

Karim Aïnouz não é novato nesse cenário. Projetos como O Céu de Suely (2006), Praia do Futuro (2014) e A Vida Invisível (2019) são apenas alguns da filmografia do diretor, que se destaca por suas histórias envolventes, cheias de nuances e atuações prendem a atenção do espectador.

Com estreia no festival de Cannes deste ano, Motel Destino é centrado na história de Heraldo (Iago Xavier) que precisa se esconder no lugar para fugir da sua antiga vida. Lá, encontra Dayana (Nataly Rocha), mulher de Elias (Fábio Assunção) e presa em um relacionamento abusivo. Juntos, navegam por uma dança de poder e desejo, com planos perigosos em busca de liberdade.

O filme é descrito como um thriller erótico, com as belas paisagens do Ceará como cenário. As cores chamam a atenção, seja com luzes neon dentro dos quartos do motel, das pinturas em quadros ou do mar.

Aïnouz sabe exatamente o que deseja mostrar durante todo o filme. Mesmo com planos simples, o diretor se delicia com a ambientação cearense, com todo o esplendor que o lugar permite. Porém, o longa-metragem se torna anti-climático conforme a história é desenvolvida, muitas vezes frustrando expectativas da caminhada das personagens.

Obviamente, as canções utilizadas também se tornam destaque durante os 112 minutos de filme. Ouvir Aviões do Forró, com coreografia, em tela, é fascinante, um momento cultural. Assim como a exaltação pelas cores, é necessário exaltar essa brasilidade que está em cena em momentos chaves.

Assim, Motel Destino é um neo-noir que consegue envolver até certos momentos de sua trama. Com o tema da liberdade em questão, seja a sexual, a de sair de situações complicadas ou do confinamento forçado, o filme explora sua própria vivência em cenários paradisíacos.

Motel Destino estreia em 22 de agosto nos cinemas brasileiros.

Nota:

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Sair da versão mobile