Críticas | Motel Destino
“Motel Destino” estreia em 22 de agosto nos cinemas brasileiros.
Existem alguns festivais de cinema que sempre vão chamar atenção. Quando filmes são selecionados para serem exibidos neles, e com possibilidade de concorrer aos prêmios que levam ao Oscar Buzz, se intensifica conversas sobre como fortalecemos à indústria nacional.
Karim Aïnouz não é novato nesse cenário. Projetos como O Céu de Suely (2006), Praia do Futuro (2014) e A Vida Invisível (2019) são apenas alguns da filmografia do diretor, que se destaca por suas histórias envolventes, cheias de nuances e atuações prendem a atenção do espectador.
Com estreia no festival de Cannes deste ano, Motel Destino é centrado na história de Heraldo (Iago Xavier) que precisa se esconder no lugar para fugir da sua antiga vida. Lá, encontra Dayana (Nataly Rocha), mulher de Elias (Fábio Assunção) e presa em um relacionamento abusivo. Juntos, navegam por uma dança de poder e desejo, com planos perigosos em busca de liberdade.
O filme é descrito como um thriller erótico, com as belas paisagens do Ceará como cenário. As cores chamam a atenção, seja com luzes neon dentro dos quartos do motel, das pinturas em quadros ou do mar.
Aïnouz sabe exatamente o que deseja mostrar durante todo o filme. Mesmo com planos simples, o diretor se delicia com a ambientação cearense, com todo o esplendor que o lugar permite. Porém, o longa-metragem se torna anti-climático conforme a história é desenvolvida, muitas vezes frustrando expectativas da caminhada das personagens.
Obviamente, as canções utilizadas também se tornam destaque durante os 112 minutos de filme. Ouvir Aviões do Forró, com coreografia, em tela, é fascinante, um momento cultural. Assim como a exaltação pelas cores, é necessário exaltar essa brasilidade que está em cena em momentos chaves.
Assim, Motel Destino é um neo-noir que consegue envolver até certos momentos de sua trama. Com o tema da liberdade em questão, seja a sexual, a de sair de situações complicadas ou do confinamento forçado, o filme explora sua própria vivência em cenários paradisíacos.
Motel Destino estreia em 22 de agosto nos cinemas brasileiros.
Descubra mais sobre Entre Séries
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.