Críticas | Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1

“Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1” estreia em 13 de julho nos cinemas brasileiros.

Críticas Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte 1
Tom Cruise retorna como Ethan Hunt em “Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1”. (Foto: Reprodução)

Em 2022, Tom Cruise se tornou símbolo do retorno do público cinéfilo com Top Gun: Maverick e sua bilheteria estrondosa. Steven Spielberg, por exemplo, afirmou, durante jantar deste ano para os indicados da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas, que o ator “salvou” o cinema com a sequência do filme de 1986.

Agora, em 2023, Cruise retorna as telonas para Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1, sétimo filme da franquia inspirada em série de TV homônima da década de 1960. Pela primeira vez com um enredo dividido em dois longas-metragens (previsto para junho de 2024), a história de Ethan Hunt antes de sua ligação com a FMI é explorada, além de uma ameaça que poderá mudar drasticamente a humanidade.

Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 mostra Hunt e sua equipe precisa procurar uma arma, conhecida como Entidade, que ameaça toda a humanidade se cair nas mãos erradas. Com muitas pessoas poderosas querendo encontrá-la, Hunt embarca em uma corrida mundial perigosa – onde precisará, inclusive, arriscar vidas aliadas.

Sequências de ação impressionantes e cenas de lutas coreografadas brilhantemente (incluindo cenas envolvendo Rebecca Ferguson, Cruise e Esai Morales) são a epítome do longa-metragem, que ultrapassa os 160 minutos de duração. A crescente da tensão envolvendo as personagens é um dos destaques do filme dirigido por Christopher McQuarrie, mostrando uma química impecável entre todos os atores incluindos em cenas.

Hayley Atwell, Ferguson, Vanessa Kirby e Pom Klementieff então entre as adições espetaculares no longa-metragem. Se Fergunson e Kirby já participam há algum tempo da franquia, Atwell abre espaço para sua presença em outros momentos de Missão: Impossível e Klementieff mostra um lado diferenciado de suas atuações passadas.

Há pequenas problemáticas envolvendo a narrativa e o modo como a câmera acaba concentrada em algumas passagens. A edição consegue elevar como as situações foram exploradas no roteiro escrito por McQuarrie e Erik Jendressen, firmando um enredo para sua sequência direta – e que poderá extrapolar seu lado ficção e dialogar com a realidade de maneira assustadora.

Por fim, Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 é um bom começo para o possível fim da história de Hunt dentro da franquia. Mesmo que McQuarrie afirme que esteja trabalhando em outros enredos, é nítido que o projeto é, pelo menos, um semi-“até breve” para o personagem vivido por Cruise, ou expandir para outras personagens as missões da FMI. Eletrizante, o filme sabe quem atingirá, sem medo de cair em situações fáceis para um público difícil de agradar.

Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte 1 estreia em 13 de julho nos cinemas brasileiros.

Nota:


Descubra mais sobre Entre Séries

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading