Críticas | Elementos
“Elementos” estreia em 22 de junho nos cinemas brasileiros.
Histórias de amor são sempre universais e ganham roupagens diferentes dentro das narrativas audiovisuais. Seja através de metáforas ou situações mais diretas, as produções podem explorar sub-temas dentro de uma narrativa considerada simples.
Essa é, provavelmente, o ponto mais forte de Elementos, novo filme da Pixar. Centrada na improvável amizade – e amor – entre Faísca e Gota, o longa-metragem se destaca como um dos projetos mais interessantes do estúdio nos últimos anos. Com um enredo envolvendo também questões sobre identidade, refugiados e legados, a produção sabe fazer ambas personagens se destacarem, dando espaço também para outros elementos conquistarem por suas simplicidades.
A força identitária de cada elemento é um ponto importante dentro da obra de Peter Sohn. Todas as personagens, até os figurantes, ganham detalhes que assemelham as feições diferentes, incluindo o uso de vestimentas e de tradições. O estilo da animação ganha nuances para exaltar a passagem de cada cena, com uma criação impecável dentro do que é a cidade e seu crescimento, principalmente envolvendo como não conseguiram aprender a conviver com a tribo do fogo ao longo dos anos.
O romance entre Gota e Faísca é bonito de se ver em tela. Ele é o ápice do herói romântico de livros, que deseja colocá-la em um pedestal desde o momento que se conhecem. Além de mostrar que opostos se atraem, Elementos também mostra como muitas vezes os elementos podem se ajudar. Não é somente cada um em um único espaço, mas sobre ganhar forças para evoluírem.
No fim, Elementos é algo simples, agradável para uma audiência um pouco mais velha, que começa a compreender o mundo de maneira mais existencial. Com as cores frenéticas, a narrativa é belíssima para aqueles que se conectam com ela de maneira mais intrínseca, cuja busca pela identidade – e honrar legados – sempre esteve presente em suas personalidades. É, talvez, uma pequena celebração sobre ser verdadeiro com você mesmo antes de enfrentar qualquer desafio.
Elementos estreia em 22 de junho nos cinemas brasileiros.
Descubra mais sobre Entre Séries
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.