Críticas | Suzume
“Suzume” estreia em 13 de abril nos cinemas brasileiros.
Do aclamado diretor e escritor japonês Makoto Shinkai, Suzume retrata uma emocionante jornada de superação, onde o amor acaba sendo a “luz no fim do túnel” em meio aos traumas e tremores (literalmente) pelo caminho.
Suzume, protagonista que dá nome ao longa-metragem, é uma garota de 17 anos que, após perder sua mãe em um terremoto, passou a viver com sua tia em uma cidade tranquila em Kyushu, no Japão. Um dia, enquanto se desloca até a escola, ela cruza seu caminho com Souta, um misterioso rapaz que está procurando por ruínas ao redor das montanhas. Inocente, porém um tanto quanto desconfiada, Suzume cede a informação, mal sabendo que logo menos embarcará em uma jornada impedindo que seres de outro mundo destruam o seu.
Como já visto em trabalhos anteriores de Shinkai, é comum que haja um significado além das aparências implícito no enredo. Seja se baseando pelo mito popular do fio vermelho, como no aclamado Your Name, ou manipulando o clima de uma cidade inteira, como em O Tempo com Você, ele sempre se utiliza das forças da natureza para unir os interesses românticos sustentados com o decorrer da história. Em Suzume, o que desencadeia esse fato são os terremotos, que não são exatamente uma força, mas sim um desastre natural comum no país asiático. Por conta disso, o filme acaba se desprendendo um pouco de seus antecessores, além dos acontecimentos ocorrerem em um ritmo mais lento.
Por mais que haja esse agravante, de não haverem justificativas logo de início, a animação e a história dos personagens conseguem prender a atenção do telespectador. Com a já conhecida paleta de cores azul e verde, as paisagens mantém o olhar atento de uma forma visceral, encaixando muito bem com o contexto das cenas. A protagonista, que, aos poucos, vai criando um vínculo com Souta, mesmo que de uma forma nada convencional, entrega muito humor e emoção enquanto encara seu passado de frente, tendo encontros inesperados pelo caminho que vão ajuda-la a fechar não somente as portas físicas, mas as do seu interior também.
Graças a uma parceria feita entre a Crunchyroll, Sony Pictures e a Wild Bunch International, Suzume tem sua estreia marcada para essa quinta-feira, dia 13 de abril, nos cinemas brasileiros.
Descubra mais sobre Entre Séries
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.