César Awards bane indivíduos acusados de violência sexual de comparecerem à cerimônia de premiação
Cerimônia do César Awards acontecerá em fevereiro em Paris.
A Academia francesa de cinema, responsável pelo César Awards, informou hoje (3) que irá banir indivíduos sob investigação de violência sexual de comparecerem à cerimônia. As informações são da Variety.
De acordo com a organização, a decisão foi tomada em respeito às vítimas. Entretanto, a nova regra ainda permite que indivíduos sob investigação sejam indicados aos prêmios entregues pela academia – apenas determina que não participem de eventos associados ou organizados por ela, ou que alguém aceite os prêmios em seu nome. As novas regras também serão aplicadas aos condenados pelas ofensas.
A Aacdemia francesa disse, também, que ainda abrirá votação sobre mudar na elegibilidade das indicações envolvendo as acusações.
A decisão é, principalmente, para amenizar controvérsias envolvendo Sofiane Bennacer, que está sob investigação por acusações de estupro e violência. O ator era um dos 32 selecionados para receber prêmio de revelação da academia, sendo removido em novembro da lista. Bennacer negou as acusações, dizendo ser vítima de assédio por uma ex-namorado que intimidou outras mulheres a testemunharem contra ele.
O César Awards foi duramente criticado em 2020, ao entregar prêmio de melhor diretor para Roman Polanski, pelo filme O Oficial e um Espião. O diretor está na lista de procurados nos Estados Unidos pelo estupro de uma garota de 13 anos na década de 1970, fugindo do país norte-americano dias antes da sentença final do caso.
O César Awards acontecerá em 24 de fevereiro em Paris.
Descubra mais sobre Entre Séries
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.