Críticas | Racionais – Das Ruas de São Paulo Pro Mundo

“Racionais – Das Ruas de São Paulo pro Mundo” estreou em 16 de novembro pela Netflix.

Racionais
Foto: Reprodução

“Eu não tinha nem chuveiro quente, como eu ia defender o povo?”. Essa frase, dita por Mano Brown no meio do documentário Racionais – Das Ruas de São Paulo Pro Mundo, lançado pela Netflix no dia 16 de novembro e dirigido pela Juliana Vicente, é a síntese das dúvidas que semeiam a mente de um povo sofrido, injustiçado e que através do rap consegue levantar a voz para escancarar o que há de errado na sociedade.

As músicas dos Racionais nunca foram leves. Para um povo silenciado constantemente das mais diversas formas, essa chance de expressar seus sentimentos nunca poderia ser tranquila. Como o próprio Brown diz, se não fosse a música, ele estaria “perdido” para a criminalidade que dominava o Capão Redondo nos anos 1980.

O documentário segue uma fórmula bem padrão para esse tipo de filme e conta a história do grupo de forma cronológica, destacando cada álbum e o processo do qual os integrantes Mano Brown, Kl Jay, Ice Blue e Edi Rock estavam passando.

Apesar de não surpreender em sua estrutura, a história de vida de cada um e do grupo ao todo deixa o filme dinâmico do começo ao fim. Tem dezenas de momentos que fazem os fãs arrepiarem. Seja sobre os processos de composição, situações pessoais que inspiraram letras ou o enfrentamento dos Racionais contra a mídia e a polícia, que diariamente tentava impedir e tumultuar os shows.

racionais 2 jpg
Foto: Reprodução

Com uma discografia impecável de apenas quatro álbuns, sendo todos muito relevantes culturalmente e revolucionários para o rap nacional, os Racionais é o maior nome do gênero no Brasil. Devido à letra de rap ser algo muito local, o alcance das rimas fica muito preso a quem entende português, e eu acredito que apenas por isso os quatro integrantes do grupo não são considerados os maiores da história no Mundo todo. 

Ano passado, o canal do Youtube americano GoonyGoogles viralizou após postar vídeos reagindo às músicas dos Racionais e claramente sentir o peso delas, tanto no som, quanto na letra, mostrando que ela tem potencial fora das terras brasileiras.

Com uma estrutura simples, mas eficiente, Racionais – Das Ruas de São Paulo Pro Mundo poderia ser um filme comum se fosse sobre qualquer outro grupo, mas vira um documentário imperdível por se tratar dos maiores da história.

Nota:
avatar do autor
Lucas Vinícius

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile