Críticas | Halloween Ends
“Halloween Ends” estreia em 13 de outubro nos cinemas brasileiros.
Franquias são exaustivas. Seja por trazer diversos filmes interconectados como o universo cinematográfico da Marvel ou com reboots, sagas se tornam extensas e desgastantes para o espectador – mesmo sendo fã do produto final.
Halloween Ends (13º filme da franquia e o terceiro da nova trilogia dirigida por David Gordon Green) é o capítulo final do embate entre Laurie (Jaime Lee Curtis) e Michael Myers. Ambientado quatro anos após Halloween Kills (2020), o assassino mascarado está desaparecido e Laurie e Allyson (Andi Matichak) estão vivendo em Haddonfield. Acusado de assassinato na noite do Dia das bruxas em 2019, Corey (Rohan Campbell) está vivendo as sombras da sociedade local e evitando grandes confrontos e levado ao máximo por ações dos cidadãos – o constante medo que Myers retornará.
Sem grandes sustos, o filme se apoia no gore e no sentimentalismo para tentar criar uma atmosfera favorável aos personagens. O ostracismo sofrido por Corey e Allyson os atraem, com camadas a serem exploradas em seus medos e sofrimentos pessoais. Porém, é apenas uma frustração e construção barata de tentar criar algo que anime o espectador em sua cadeira e crie empatia suficiente para que se importe com as personagens.
Em 110 minutos, Halloween Ends é uma série de artifícios baratos para concluir uma franquia que, talvez, não tinha que ser revivida após anos adormecida e que já tinha criado seu momento dentro do gênero – e com retcons para mostrar o crescimento da franquia para uma nova audiência. É uma sequência de erros que não mostram a necessidade da sua existência para além de bilheteria.
No fim, Halloween Ends conclui uma história que já tinha conclusão, mas querendo ter uma nova “variável” para conversar com gerações recentes que apreciem o gênero do terror. Mas a caça da revitalização do gênero – e sua expansão para além de alguns sucessos cults e que estouraram em bilheteria recentemente – mostram, principalmente, que há projetos demais (e franquias demais) para sobressaírem em um curto espaço do calendário.
Halloween Ends estreia em 13 de outubro nos cinemas brasileiros.
Descubra mais sobre Entre Séries
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.