Listas | 5 filmes japoneses
Assim como “Drive My Car”, conheça outras produções excelentes do cinema japonês.
Com o recente Oscar de melhor filme estrangeiro sendo entregue para Drive My Car, o olhar ocidental para o cinema asiático que costumava se limitar ao cinema sul-coreano se voltou para o Japão.
Um dos acervos mais ricos do cinema mundial, o Japão tem um panteão com nomes imortais da sétima arte como Akira Kurosawa, Nagisa Oshima, Yasujiro Ozu, Hayao Miyazaki, Hirokazu Koreeda, entre outros.
Hoje escolhi 5 filmes japoneses, clássicos e contemporâneos, para conhecer mais desse ótimo cinema.
Rashomon (Akira Kurosawa, 1950)
O primeiro filme do japão a ganhar reconhecimento internacional e o que catapultou a carreira de Akira Kurosawa, Rashomon se divide em quatro pontos de vista de um mesmo crime e questiona a moralidade humana nos seus curtos, mas ótimos 80 minutos de duração.
(Disponível no Belas Artes à La Carte)
Sabor da Vida (Naomi Kawase, 2015)
O filme mais acessível da lista inteira. A linguagem é simples, os personagens são fáceis de gostar e a história é em grande parte universal. Sobre luto, recomeços, paixões compartilhadas e a própria história do Japão.
(Disponível no Amazon Prime Video)
Assunto de Família (Hirokazu Koreeda, 2018)
Um dos melhores filmes da década passada, a obra-prima de Hirokazu Koreeda nunca se cansa de revelar uma nova camada dos personagens, da história e da sociedade como um todo. Filme universal e obrigatório. Roteiro perfeito, atuações perfeitas, trilha sonora perfeita, edição perfeita, fotografia perfeita. Tudo perfeito.
(Disponível para aluguel na Apple TV e Google Play Filmes)
Roda do Destino (Ryusuke Hamaguchi, 2021)
No mesmo ano em que fez Drive My Car, Ryusuke Hamaguchi fez Roda do Destino, um filme mais minimalista em sua estética e linguagem, mas tão profundo quanto.
São três histórias separadas sobre destino, relações humanas complexas e sentimentos reprimidos.
(Disponível no Belas Artes à La Carte)
Tales of Ginza (Yuzo Kawashima, 1955)
Em 2019, a Mubi fez um especial com filmes do diretor japonês Yuzo Kawashima, que realizou muitos filmes no pós-guerra e que, infelizmente, ficaram perdidos por muito tempo. Com a recente restauração o mundo não apenas pode ver grandes filmes, mas um dos melhores filmes da década de 50 veio a tona: Tales of Ginza.
Misturando documentário, romance, drama e thriller policial numa mesma trama, Tales of Ginza é um dos filmes mais charmosos e únicos que já vi. Me fez pensar em quantas obras-primas perdidas ainda tem por aí.
(Não disponível em nenhum streaming)
Descubra mais sobre Entre Séries
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.