NatGeo estreia ‘Frida Viva la Vida’ na próxima segunda-feira

Documentário é dirigido por Giovanni Troilo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image002-1.jpg
Frida Kahlo nasceu em 1907 e faleceu em 1954. (Foto: Divulgação)

O National Geographic estreia na próxima segunda-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o documentário Frida. Viva La Vida.

 Dirigido por Giovanni Troilo e produzido pela Ballandi Arts e Nexo Digital, a produção é uma jornada reveladora em busca de Frida pelo coração do México, com entrevistas exclusivas, documentos da época, reconstruções e um apanhado geral de suas obras, incluindo os autorretratos mais famosos – que incluem o que ela está com Diego Rivera (1931), Las dos Fridas (1939), La columna rota (1944) e El venado herido (1946). Por meio de sua arte, Frida Kahlo conta sua história com muita intensidade: sua dor física, seus abortos espontâneos, a tragédia de amor e a traição e seu compromisso político

A atriz e diretora Asia Argento acompanha os espectadores à medida que descobrem as duas faces da pintora, seguindo um denominador comum que são as próprias palavras de Frida: suas cartas, diários e confissões. A produção revela como a arte de Frida tem raízes na pintura tradicional do século XIX, nos retábulos mexicanos e em seus companheiros de vida, desde Diego Rivera até Trotsky. Por meio da iconografia pré-colonização da América Latina, Frida também explorou o verdadeiro significado dos opostos: prazer e dor, luz e escuridão, o sol e a lua, a vida na morte e a morte em vida.

Frida. Viva la vida exibe fotografias, roupas e outros objetos pessoais de Frida, que são mantidos no Museu Frida Kahlo e normalmente não são exibidos para o público.

Além disso, o documentário mostra também impressões originais das fotos tiradas por Graciela Iturbide durante a abertura do banheiro de Frida em 2004 e reúne contribuições e relatos de especialistas e artistas como: Hilda Trujillo, que foi diretora do Museu Frida Kahlo – um dos três museus mais visitados na Cidade do México -, localizado na Casa Azul, antiga residência da pintora – e o Museu Anahuacalli; a fotógrafa Cristina Kahlo, sobrinha-neta de Frida; a fotógrafa mexicana Graciela Iturbide; o construtor e pedreiro Alfredo Vilchis; James Oles, professor de arte no Wellesley College e curador assistente de arte latino-americana no Davis Museum; Carlos Phillips, diretor geral do Museu Frida Kahlo, do Museu Diego Rivera-Anahuacalli e do Museu Dolores Olmedo; e a bailarina Laura Vargas.

Frida. Viva la Vida estreia na National Geographic segunda-feira, 8 de março, às 17h10.

Descubra mais sobre Entre Séries

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Sair da versão mobile